Topo

Flu x Vasco volta ao Maracanã após 16 meses com festa por R10 e polêmica

Ronaldinho Gaúcho será apresentado pelo Fluminense na tarde deste domingo - Alexandre Vidal
Ronaldinho Gaúcho será apresentado pelo Fluminense na tarde deste domingo Imagem: Alexandre Vidal

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/07/2015 06h01

Após 16 meses de afastamento, o clássico entre Fluminense e Vasco voltará a ser disputado no Maracanã às 16h deste domingo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o duelo será quente: a rivalidade esquentou nos últimos dias devido à polêmica sobre o posicionamento das torcidas no estádio e a festa tricolor pela apresentação de Ronaldinho Gaúcho, que chegou a negociar a ida para São Januário.

O último duelo entre Fluminense e Vasco no Maracanã aconteceu no dia 30 de março do ano passado, com vitória por 1 a 0 do Cruzmaltino pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o time de São Januário estava na segunda divisão, o que impediu um novo duelo na temporada. O confronto seguinte, pelo Estadual de 2015, Eurico Miranda pressionou e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) transferiu o jogo para o Engenhão.

E o retorno está cercado de rivalidade. O presidente do Vasco tentou impedir a disputa do jogo no Maracanã por causa do posicionamento da torcida cruzmaltina nas arquibancadas do estádio. O mandatário queria os vascaínos ao lado direito da tribuna de imprensa, que ficou com o Fluminense desde reabertura, em 2013. A CBF, no entanto, manteve a partida no local.

A CBF ainda chegou a determinar que só a torcida do Fluminense pudesse comparecer às arquibancadas, mas a decisão logo foi revista após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. O recuo desagradou a Eurico Miranda, que tentava uma manobra para viabilizar um clássico com torcida única em São Januário no segundo turno, com mando do Vasco.

A recepção da torcida do Fluminense a Ronaldinho Gaúcho também ganhou contornos de provocação ao ser marcada para o duelo com o Vasco. O Cruzmaltino também tentava a contratação do meia, e foi alfinetado por dirigentes tricolores após o desfecho da negociação. O camisa 10 irá ao gramado do estádio para ser saudado pela torcida do time das Laranjeiras às 15h.

Ronaldinho também participará da preleção junto com os novos companheiros de Fluminense nos vestiários do Maracanã e assinará o livro de ouro do estádio, assim como o ex-atacante Paulo César Caju. A estreia do camisa 10, no entanto, ainda não está definida.