Topo

8 farpas e um susto. Rodada do Brasileiro foi quente também fora de campo

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 06h00

Dois clássicos e uma partida entre times do G4 marcaram o Campeonato Brasileiro neste fim de semana, Além dos gols, das disputas e dos resultados em campo, a 14ª rodada da competição também teve algumas trocas de farpas e um susto com o meia Thiago Maia, do Santos. Confira detalhes dessas discussões e do lance que envolveu o jogador santista.

1 - Fernando Prass x Ricardo Oliveira

O goleiro do Palmeiras e o atacante do Santos também se desentenderam no clássico paulista. O camisa 1 alviverde acusou o rival de o agredir sem bola durante o jogo. "Provocação, disputa de bola, são coisas normais, mas agressão sem a bola não é. Não cabe a mim julgar, precisa pegar as imagens, o STJD pode pegar as imagens e analisar", disse Prass.

Após o jogo, o goleiro deu um encontrão no atacante, que dava uma entrevista. "O Fernando Prass está reclamando de lealdade naquela bola que ele sai e disputa comigo, aí pega no meu pescoço depois de tirar a bola. Agora eu dando entrevista e ele passa e me chuta por trás", rebateu Ricardo Oliveira.

Prass confirmou que esbarrou em um jogador, mas sem saber que era o atacante. "Nem vi que era ele. Se tivesse visto, sinceramente, pode ser que eu fosse tirar satisfação, algo pior do que esbarrar", disse.

 
2 - Diretoria Atlético-MG x Diretoria Corinthians
 
Atlético-MG e Corinthians trocaram farpas após torcedores do time mineiro ficarem sem ingresso para o jogo disputado na arena de Itaquera. o clube paulista informou que atendeu ao pedido da direção atleticana, que teria solicitado 170 entradas. Para evitar problemas com facções que se deslocaram de BH, o Corinthians cedeu ainda mais 800 bilhetes, totalizando 970 entradas.
 
O presidente do clube mineiro rebateu, afirmando que a carga era menor que o esperado. "Esses 170 ingressos são para uso do clube. A venda para o torcedor é definida pelo time mandante. Por exemplo, quando Corinthians joga no Independência colocamos 2 mil ingressos. Esperávamos que essa reciprocidade acontecesse aqui", disse por meio de nota no site oficial do clube.
 
3 - Rodrigo x Juninho Pernambucano
 
O ídolo do Vasco fez críticas ao atual capitão do time no começo da semana ao mencionar um "poder exagerado" do zagueiro em relação ao time. Após a vitória sobre o Fluminense, Rodrigo rebateu a declaração.
 
"Juninho, só um recado: uma pessoa como você deveria saber mais das coisas aqui. Cobrei tiro de meta no último jogo porque nosso goleiro não aguentava, cobrei falta porque o treinador pediu. É o que eu tenho que fazer", disse ao comentarista da Globo.
 
Juninho, por sua vez, respondeu ao vivo. "Continuo achando que ele tem excesso de poder. Respeito, mas sou comentarista e vou falar o que eu achar que tiver de analisar", afirmou.
 
4 - Rodrigo x Fred
 
Uma briga antiga voltou à tona no Maracanã durante a vitória do vasco por 2 a 1 sobre o Fluminense. Os personagens foram Fred e Rodrigo, que se desentenderam em muitos lances do clássico. Após a partida, o zagueiro provocou o atacante.
 
 "O Fred, na hora em que (o Fluminense) fez o gol, não vou falar a palavra que ele falou. Mas está aí o presentinho para ele. É um cara que quando incomoda ele, não sabe jogar. Quando tem um zagueiro que marca em cima, como eu, ele fica assim", disse o zagueiro, que também provocou o rival cantando músicas da torcida que ofendiam o camisa 9 no túnel de acesso ao vestiário, além de afirmar que "Fred não joga p... nenhuma".
 

5- Fred x Raphael de Angeli 


Irritado com a derrota por 2 a 1 para o Vasco, o atacante Fred criticou o trabalho do repórter Raphael de Angeli, do SporTv. Na saída do gramado, Angeli perguntou ao atacante o que havia ocorrido entre ele e o zagueiro rival Rodrigo. Fred pediu, então, que o repórter falasse do jogo. 

"Sim, o que houve no jogo?", perguntou Rafael, pedindo uma explicação para a derrota do vice-líder para o adversário que se encontra na zona de rebaixamento. "Que jogo? Sabe nem fazer uma pergunta", rebateu Fred.
 

 

6 - Osorio x André Luiz de Freitas 

O técnico colombiano Juan Carlos Osorio foi mais uma vez expulso após reclamar de marcações da arbitragem. O fato ocorreu já na reta final da partida contra o Sport, marcada pela derrota do São paulo por 2 a 0. 

 
Segundo o árbitro André Luiz de Freitas Castro, a expulsão se deu pela ironia do treinador depois da marcação de uma das faltas contra o São Paulo. "Após apontar com o dedo indicador em riste na direção do árbitro principal, simular a apresentação de um cartão e logo em seguida bater palmas de maneira irônica. O referido técnico, após o comunicado da expulsão, relutou em deixar a área técnica, tendo saído após ter sido informado pelo 4º árbitro que iria solicitar os trabalhos da polícia militar", afirmou no texto da súmula.  
 
7 - Luis Fabiano e Ganso x André Luiz de Freitas
 
Não foi só o treinador do São Paulo que foi expulso pelo árbitro André Luiz de Freitas. Isso também aconteceu com Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso, que receberam o cartão vermelho por reclamação no segundo tempo da partida contra o Sport.
 
Segundo o árbitro, Luis Fabiano o xingou depois de ser expulso por falta dura em Rodrigo Mancha: "Vai tomar no c..., vai se f..., vocês estão acabando com o futebol brasileiro. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar", teria dito o atacante.
 
Já Ganso recebeu o vermelho após uma reclamação. "Você está se sacanagem, foi falta lá do outro lado e você não deu nada. Isso é sacanagem", e que depois da expulsão ainda falou mais. "Foi sacanagem o jogo inteiro, você está de brincadeira", disse o camisa 10, segundo texto da súmula.
 
Luis Fabiano - Guga Matos/JC Imagens/Estadão Conteúdo - Guga Matos/JC Imagens/Estadão Conteúdo
Luis Fabiano reclama da marcação da arbitragem no jogo contra o Sport
Imagem: Guga Matos/JC Imagens/Estadão Conteúdo
 
8 - Luxemburgo x Torcida do Cruzeiro
 
Vanderlei Luxemburgo criou polêmica novamente. Após o empate contra o Avaí em casa, o treinador do Cruzeiro fez críticas à torcida, que compareceu em baixo número ao Mineirão -- apenas 13 mil espectadores assistiram à partida. 
 
"O torcedor do Cruzeiro é: o time está voando, vem 40, 50 mil torcedores aqui e está bem. Quando está ruim, eles...É uma característica deles, desde 2003, quando trabalhei aqui, não é diferente. Tem que chamar a torcida para o jogo é jogando bem, com resultados. Enquanto estiver assim vamos ter que sofrer. E os jogadores vão ter de amadurecer no desconforto das cobranças. Mas acho isso bom, o torcedor vai vaiar e não incentivar. Aí a gente vai ter que jogar, não tem como ser diferente", disse Luxemburgo.
 
Após a declaração, Luxemburgo foi mencionado por muitos cruzeirenses nas redes sociais, sempre em tom nada amistoso.
 
Susto no clássico paulista
 
O meia Thiago Maia, do Santos, deixou o campo, na metade do segundo tempo, imobilizado após um choque com o zagueiro Leandro Almeida, do Palmeiras. O jogador chegou a receber atendimento dos médicos dos dois times dentro do gramado.  Depois, foi levado ao hospital. O atleta de 18 anos passou por exames e, segundo o médico do Santos, Rodrigo Zogaib, está bem, sem qualquer risco. Ele recebeu alta médica no fim da noite e agradeceu, por meio de uma rede social, aos torcedores pela preocupação.
 
O lance ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, após jogada na área. Thiago subiu para cabecear e na sequência bateu a cabeça no corpo de Leandro Almeida. O meia ficou caído no gramado. Deixou o campo de carrinho e com um colar cervical. Thiago Maia chegou a ficar desacordado por alguns segundos, sem sensibilidade nas pernas depois de sentir um estalo nas costas.
 
O atleta, no entanto, saiu do estádio consciente rumo à Santa Casa de Misericórdia, na região central de São Paulo. Ele voltou a sentir as pernas após os exames realizados.