Topo

Novo diretor de futebol do Cruzeiro "morreu abraçado" com Luxa no Fla

Vanderlei Luxemburgo e Isaías Tinoco já trabalharam juntos pelo Flamengo, entre 2011 e 2012 - Fábio Borges/ VIPCOMM
Vanderlei Luxemburgo e Isaías Tinoco já trabalharam juntos pelo Flamengo, entre 2011 e 2012 Imagem: Fábio Borges/ VIPCOMM

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2015 06h00

Novo dono do cargo de diretor de futebol do Cruzeiro, vago desde janeiro deste ano, Isaías Tinoco volta a trabalhar ao lado de Vanderlei Luxemburgo. E o reencontro traz uma lembrança amarga aos amigos que estiveram juntos no Flamengo. Em 2012, eles deixaram a Gávea por travar uma ‘queda de braço’ com Ronaldinho Gaúcho, meia-atacante do clube carioca à época.

No dia seguinte à vitória do time do Rio de Janeiro sobre o Real Potosí, da Bolívia, por 2 a 0, no Engenhão, em 1º de fevereiro de 2012, pela fase classificatória da Copa Libertadores da América, o treinador e o então gerente de futebol foram desligados da agremiação. A demissão ocorreu por conta da lealdade de um ao outro.

Luxemburgo reprovou a atitude de Ronaldinho de levar uma mulher à concentração do elenco em Londrina, onde realizou a pré-temporada daquele ano. O treinador flagrou o craque com uma garota no elevador do hotel em que a delegação se hospedou na cidade do Paraná. Ao se deparar com a cena por meio dos vídeos do local, ele solicitou à então presidente Patricia Amorim e aos demais dirigentes o afastamento do meia-atacante.

A ex-mandatária foi contra a saída de R10 da Gávea, sobretudo pela dívida contraída com o seu estafe, e apoiada por seus companheiros de diretoria, reduziu o poder do antigo comandante sobre o elenco. Isaías Tinoco foi o único a avalizar o pedido de Luxa. Resultado: ambos foram dispensados do Flamengo.

À época, Isaías se pronunciou sobre o caso, em entrevista ao Jornal Extra, do Rio de Janeiro, e explicou por que foi demitido. Ele relata o que aconteceu no dia 15 de janeiro de 2012, quando o Flamengo chegava ao Estádio do Café, em Londrina, para um amistoso contra o Corinthians.

Sempre o último a sair do ônibus, manteve a rotina e esperou que os jogadores descessem à sua frente. Já no estádio, sentiu falta de Ronaldinho. Voltou ao ônibus e deu o flagrante:

“Voltei, subi no segundo andar do ônibus e encontrei o Ronaldinho falando no celular com a presidente. Quem estava com ele? O Luiz Augusto Veloso (diretor de futebol). No vestiário, Ronaldo contou o teor da conversa aos jogadores. Alguns deles "vazaram" para mim que ele tinha conseguido a promessa da Patricia (Amorim) de que o Vanderlei cairia”, contou.

A reedição da dupla Vanderlei Luxemburgo/Isaías Tinoco será confirmada entre quarta e quinta-feira. A expectativa é que o presidente Gilvan de Pinho Tavares confirme, até a próxima manhã, que o atual gerente de futebol das categorias de base do Vasco chegue à Toca da Raposa II para assumir o cargo deixado por Alexandre Mattos em dezembro do ano passado.