Topo

Por que o Cruzeiro abriu mão desta temporada e já está pensando em 2016

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

23/07/2015 06h00

A atual temporada está em segundo plano para o Cruzeiro. Após sagrar-se bicampeão brasileiro, o clube repete uma fórmula que deu certo entre 2002 e 2003. Com Vanderlei Luxemburgo no comando técnico, a cúpula inicia o planejamento para o próximo ano. Os primeiros passos já foram dados: definir treinador e anunciar um diretor de futebol, cargo que estava vago desde janeiro, quando Alexandre Mattos acertou a sua ida para o Palmeiras.

Mas o que comprova essa intenção da diretoria de planejar 2016 a seis meses do término do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, competições que restam para os mineiros na atual temporada? O UOL Esporte lista cinco motivos:

1) Presidente não quer contratar atletas

Vinícius Araújo é apresentado no Cruzeiro - Gualter Naves / Light Press / Cruzeiro - Gualter Naves / Light Press / Cruzeiro
Imagem: Gualter Naves / Light Press / Cruzeiro

Na última semana da janela de transferências internacionais, o presidente Gilvan de Pinho Tavares descartou a chegada de reforços. Desta forma, Vinícius Araújo e Marinho foram os últimos contratados pelo Cruzeiro em 2015. Relembre a declaração do dirigente: “Parou. Não vamos contratar mais ninguém, a não ser que ocorra essa grande oportunidade. As finanças do clube não estão para isso, eu não vou fazer loucura”.

2) Clube acertou com diretor de futebol

Isaías Tinoco é o novo diretor de futebol do Cruzeiro - Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco - Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco
Imagem: Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco

O Cruzeiro acertou, nessa quarta-feira, a contratação do novo diretor de futebol. Isaías Tinoco foi contratado pelo clube de Belo Horizonte. Ele terá a incumbência de formatar o elenco para 2016 ao lado de Vanderlei Luxemburgo, seu amigo desde os tempos de Flamengo, em 2011.

3) Luxa e diretoria já pensam em 2016

Luxemburgo chega ao Cruzeiro, ao lado do presidente Gilvan de Pinho Tavares - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Luxemburgo e o presidente Gilvan de Pinho Tavares têm o discurso alinhado e já pensam em 2016. O treinador, inclusive, já deixou claro que o foco é o ano que se aproxima: “Se a gente conseguir manter essa base para o ano que vem, a história já muda. Sofre um pouco agora, passa dificuldade, mas avança formando um elenco, buscando coisas boas nesse ano e entrando no ano que vem forte. Por isso foi importante a palavra do presidente. Sabemos qual a diretriz. Vamos tocar de acordo com isso”.

4) Contrato do treinador é até dezembro de 2016

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Cruzeiro - Marcelo Regua/Light Press - Marcelo Regua/Light Press
Imagem: Marcelo Regua/Light Press

Quando assinou contrato com Vanderlei Luxemburgo, no início de junho, o foco do clube já era a temporada seguinte. Substituto do bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira, o treinador fez um vínculo até dezembro de 2016. O intuito da diretoria é que ele monte o elenco para o próximo ano, como fez em 2002, nos meses que antecederam a Tríplice Coroa.

5) Equipe não obteve bom rendimento em 2015

Teo Gutierrez celebra o terceiro gol do River Plate contra o Cruzeiro no Mineirão - Andre Penner/AP Photo - Andre Penner/AP Photo
Imagem: Andre Penner/AP Photo

A campanha obtida pelo Cruzeiro na atual temporada é um ponto que obrigou a diretoria a mudar o seu pensamento em relação a 2015. No Campeonato Mineiro, a equipe terminou na terceira colocação após ser eliminada pelo arquirrival Atlético-MG na semifinal em pleno Mineirão. Na Copa Libertadores da América, a queda foi dentro de seus domínios após uma goleada por 3 a 0 para o River Plate, da Argentina. O time de Marcelo Gallardo aplicou 3 a 0 no atual campeão nacional.