Topo

Bem-humorado, Luxa evita enganar torcida, mas confia em ida à Libertadores

Vanderlei Luxemburgo comandou treino tático na tarde desta sexta-feira na Toca da Raposa II - Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro
Vanderlei Luxemburgo comandou treino tático na tarde desta sexta-feira na Toca da Raposa II Imagem: Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/07/2015 18h55

Animado e confiante. A entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo, na tarde desta sexta-feira, chamou atenção e foi uma das mais irreverentes desde a sua chegada à Toca da Raposa II. Em contato com a imprensa pela primeira vez desde domingo, quando o time empatou com o Avaí em pleno Mineirão, o treinador traçou o objetivo para a atual temporada: classificar-se para a Copa Libertadores da América.

O treinador assegura que não pretende enganar os torcedores quanto à situação do Cruzeiro em 2015, mas se mostra confiança com a possibilidade de ficar entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro.

“O momento do Cruzeiro é de transição, está todo mundo acostumado a ganhar. É um momento de transição. Sem fazer comparação, o Cruzeiro pode nesse momento de transição, delicado, importante, até conseguir muita coisa boa dentro do Campeonato Brasileiro. Não podemos enganar o torcedor de que temos um elenco preparado para ser campeão brasileiro num momento de transição”, afirmou.

“Podemos até brigar pela Libertadores, mas tem que equipes que passaram à frente do Cruzeiro. É importante passar isso para o torcedor. É um time de transição, que vai batalhar bastante”, acrescentou.

Questionado sobre a mensagem ideal para o torcedor, ele repetiu um discurso utilizado por Valdir Barbosa há algumas semanas. Luxemburgo ressalta a necessidade de “pagar a conta” por causa do bicampeonato brasileiro consecutivo.

“Sem enganar, que nós vamos trabalhar bastante, o Cruzeiro tem elenco bom, momento de transição e que vai acontecer coisa boa. O momento do Cruzeiro não é o de dois anos atrás. É hora de rever o que foi feito na parte financeira e na parte técnica também. Estou pegando o Cruzeiro pagando conta do bicampeonato”, concluiu.

Time confirmado
Nesta sexta-feira, o técnico ainda revelou qual será a escalação do Cruzeiro diante do São Paulo, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luxa promoverá alterações, sobretudo no setor ofensivo. O time atuará desta forma: Fábio; Ceará, Paulo André, Manoel e Fabrício; Charles, Henrique, Marcos Vinícius e Willian; Marinho e Vinícius Araújo.

“Treinei a primeira parte tirando o Arrascaeta que estava bastante carregado de treinamentos, mas vai para o jogo. Coloquei o Bigode, mantendo o esquema. Depois teve a mudança do Marquinhos e o Xavier pelo Marcos Vinícius. A ideia é começar o jogo com a equipe que iniciou o treinamento”, afirmou.