Topo

Malcom ganha Tite e tem maior aproveitamento entre 300 jogadores da Série A

Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/07/2015 16h16

Sete vitórias, um empate e nenhuma derrota em oito atuações de 14 rodadas no Campeonato Brasileiro.

Com Malcom em campo, o Corinthians teve 91,7% de aproveitamento dos pontos que disputou. Sem ele, o número cai para 38,8%.  

O atacante de jovem 18 anos possui o melhor índice de pontos conquistados entre os 300 jogadores mais utilizados de toda a Série A. O levantamento é realizado pelo Footstats e ajuda a explicar por que o garoto definitivamente caiu nas graças de Tite depois de ficar seis rodadas no Mundial sub-20.  

Desde então, Malcom jogou 90 minutos em cinco de seis partidas. Quando foi substituído, na vitória diante da Ponte Preta, o jogador acionado para o lugar dele levou Tite à loucura de tanta irritação. Naquele dia, Mendoza desperdiçou uma série de bolas na frente e, não fosse o goleiro Cássio, o Corinthians teria sofrido o empate.  

Nos primeiros meses do ano, entretanto, Tite se mostrava hesitante em relação ao garoto que foi titular no Brasileiro 2014. Até o Mundial sub-20, jogar 90 minutos tinha sido uma raridade para Malcom. Nos primeiros 15 jogos oficiais da temporada, antes do Mundial sub-20, isso ocorreu apenas uma vez. 

Sob o comando do treinador, uma série de atividades específicas foi realizada com Malcom, sobretudo para aprimorar seu posicionamento defensivo, melhorar o poder de definição e fazer com que ele estivesse mais presente na área. Sábado passado esse treinamento mostrou resultados. Malcom, dentro da área, anotou o gol da vitória corintiana sobre o líder Atlético-MG. Ainda assim, ele é exceção: levantamento mostra que o Corinthians está entre os clubes que menos usa a base na Série A. 

Alvo de mais uma blindagem no Corinthians, agora por ter dirigido com CNH ilegal, segundo o Detran, o garoto tem sido poupado de entrevistas. Mas impressiona o chefe sobre como lida com tudo isso. “A maturidade dele está acima dos seus 18 anos. Eu, com 18, não tinha a maturidade que o Malcom tem", citou Tite recentemente sobre o jogador que marcou o gol da vitória contra o Atlético-MG na rodada passada. 

No próximo domingo, diante do Coritiba, o Corinthians terá novamente a linha de quatro armadores ideal à disposição: Jadson à direita, Elias e Renato Augusto no centro e, à esquerda, Malcom.