Topo

Cristian intriga Corinthians, perde espaço e ainda não tem data para voltar

Cristian trabalha dobrado para retornar ao Corinthians nos próximos dias - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Cristian trabalha dobrado para retornar ao Corinthians nos próximos dias Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

25/07/2015 06h00

Cristian foi um dos temas em pauta quando o Corinthians foi eliminado na Copa Libertadores. Na ocasião, a diretoria cobrou comissão técnica sobre os motivos de o jogador contribuir tão pouco ao longo do primeiro semestre. Passados mais de dois meses, pouca coisa mudou.

No próximo domingo, o Corinthians visita o Coritiba e Cristian será desfalque pelo oitavo jogo seguido. O volante está recuperado de problema na panturrilha, mas ainda aprimora a condição física para voltar a ficar disponível para Tite. Nesse momento, ele não tem data certa para voltar e já ultrapassou o prazo que havia sido fornecido inicialmente.

"Ele ficou um mês parado, então o aspecto físico praticamente zera", explica o preparador físico Fábio Mahseredjian ao UOL Esporte. "Ele está trabalhando todos os dias, alguns em período integral, para aumentar novamente seus valores de resistência, de potência aeróbia e níveis de força muscular. A lesão que ele teve foi resolvida", afirma.

Desde que foi contratado como um dos principais reforços para 2015, em janeiro, Cristian preocupava o Corinthians devido à longa inatividade e uma pubalgia. A pré-temporada do volante teve um ritmo diferente e só na quinta partida do ano é que foi a campo como titular pela primeira vez. Quando jogou, ele mostrou qualidade no passe, mas pouca dinâmica e poder de marcação. Nos treinamentos, apesar de bons índices físicos, ele trabalha em intensidade mais baixa e intriga a comissão técnica.

"Os níveis físicos dele estão na média do grupo", diz Mahseredjian. "É evidente que ele ficou um tempo grande na Turquia (jogava pelo Fenerbahce) e um tempo grande inativo, então demora a se recuperar. Precisamos nos lembrar que ele está com 32 anos e tem uma molecada com condição física melhor, mas ele está bem", descreve o preparador físico e fiel escudeiro de Tite.

Ao longo da atual recuperação de um problema na panturrilha, Cristian também teve identificado um problema no tendão de Aquiles. "Nós vimos uma alteração e recuperamos para dar uma maior longevidade para ele na carreira", conta o fisioterapeuta Bruno Mazzioti. "Como ele vem de inatividade na temporada passada, precisamos ter um cuidado maior com ele. Pensando nisso, não podemos fazer uma transição tão rápida", explica.

A primeira lesão de Cristian ocorreu justamente quando ele conquistou a posição de titular e realizaria, pela primeira vez, três jogos seguidos desde o início, o que seus músculos não suportaram. Ao se lesionar contra o Internacional, no dia 13 de julho, a expectativa de retorno fornecida pelo clube era de 30 dias. De volta aos trabalhos em campo desde a última semana, o volante ainda não tem data para voltar.

É possível que seu regresso seja quase 60 dias depois, no dia 9 de agosto, diante do São Paulo, mas uma coisa é certa: ele perdeu espaço. Bruno Henrique conquistou a posição de titular e se firmou ao lado de Elias. Ainda há Ralf, reserva imediato de Tite, e o jovem Marciel, que tem impressionado diretoria e comissão técnica nos últimos tempos.