Topo

Um lugar para Guilherme. Levir pensa em como colocar o meia no Atlético-MG

Guilherme completa neste final de semana três meses sem ser titular do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Guilherme completa neste final de semana três meses sem ser titular do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2015 06h00

Levir Culpi nunca escondeu sua admiração por Guilherme. O treinador do Atlético-MG sempre fez questão de ressaltar o talento do jogador. No entanto, mesmo recuperado e sem nenhum empecilho para atuar, o camisa 17 segue se conseguir figurar entre os titulares. Desde a final do Campeonato Mineiro, no final de abril, que Guilherme não aparece no 11 inicial.

Neste sábado, contra o Figueirense, pode ser que ele esteja de volta ao time. Possibilidade que Levir deixa aberta. A decisão, pelo menos para imprensa e torcedores, vai ser divulgada somente uma hora antes o duelo às 21h, no Independência.

“Não quero definir agora. Mas são situações que podemos definir para a partida. Oito ou nove serão mantidos. Três alterações também costumam acontecer. De um jogo para outro, podem acontecer mudanças”, esclareceu o treinador, que pensa em como colocar Guilherme no time.

O meia seria titular contra o Coritiba, no confronto pela 10ª rodada do Brasileiro. No entanto, em negociação com o Cruz Azul, do México, o jogador ficou fora da partida e viu os concorrentes crescerem de produção. Maicosuel, negociado recentemente, e Giovanni Augusto são os dois principais exemplos.

Mas Levir sabe como Guilherme pode ser importante neste Campeonato Brasileiro. Apesar de ser um atleta que não tem um alto número de jogos pelo clube, o meia tem a seu favor a grande capacidade para decidir quando está em campo. Assim foi na Copa Libertadores de 2013, na Copa do Brasil de 2014 e no Campeonato Mineiro desta temporada. Títulos que só foram conquistados em função dos gols ou passes de Guilherme.

O jogador não esconde a frustração por estar inteiro e ser pouco aproveitado. Desde que se recuperou da última lesão, que o tirou dos campos por cerca de três semanas, Guilherme não jogou um tempo inteiro sequer. “A verdade é que em cada época, eu vivi alguma situação que me impedisse de jogar. Talvez, na cabeça dele, ele tenha a razão dele. Mas isso é muito pouco para uma justificativa. Se ele disser que o time titular está bem, aceito mais do que falar que minha cabeça não está aqui. Se eu não quisesse ficar aqui, eu já tinha dado um meio de sair daqui”, argumentou o jogador.

Com quase 50 anos de futebol profissional, quase 30 como treinador, Levir Culpi já sabe muito bem como lidar com cada situação. O time está bem, afinal de contas o Atlético ainda é o líder do Brasileirão. Mas Guilherme é importante e o treinador sabe disso. Guilherme tem potencial para decidir jogos importantes no Brasileiro.

Pode ser até mesmo contra o Figueirense, já que o Atlético pode voltar a jogar com apenas um volante. Leandro Donizete pode dar lugar a Guilherme. Tudo vai depender da conversa entre técnico e jogador. “Tenho uma conversa com ele. Estamos contando com ele. A vida é uma coisa engraçada. Ele estava escalado para jogar, e no outro dia ele viajou para o México. O Giovanni entrou e está jogando. Ele agarrou a oportunidade. Todo mundo tem que ter humildade para reconhecer. É difícil fazer justiça com 35 jogadores. Não dá para agradar todos, não tenho essa intenção. Gosto de jogar aberto com os jogadores”, finalizou Levir.