Topo

Renato Augusto e antigo tutor se reencontram 9 anos após treinos extras

Ney Franco foi o treinador responsável pela promoção de Renato Augusto em 2006 - Marcelo Sayão/EFE
Ney Franco foi o treinador responsável pela promoção de Renato Augusto em 2006 Imagem: Marcelo Sayão/EFE

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

26/07/2015 06h00

Aos 27min do segundo tempo, Renato Augusto balançou diante de Leandro Guerreiro e acertou, de fora da área, o chute que ajudaria decisivamente para o título de Campeão Carioca de 2007 do Flamengo contra o Botafogo (veja gol abaixo). Naquele momento, Ney Franco certamente teve motivos dobrados para sorrir. 

Treinador do Coritiba que recebe o Corinthians neste domingo, Ney era espécie de padrinho de Renato Augusto. Se hoje o meia corintiano é avaliado como um jogador maduro e inteligente, Renato em 2007 vivia entre elogios e cobranças no Flamengo. Diziam que ele, aos 19 anos, não sabia finalizar bem. 

Ao todo, em 95 jogos, Renato Augusto anotou 11 gols pelo Flamengo. Uma parte deles, como o que deu título carioca de 2007, ocorreu graças a um trabalho específico de finalizações para o jogador. "Não adianta ele apenas construir as jogadas. Ele tem que terminá-las também. Se ele acertar nos treinos, com certeza na hora do jogo ele também vai marcar", chegou a dizer Ney naquela temporada. 

Renato não se tornou exatamente um goleador, mas conseguiu se estabelecer como um jogador de primeira linha. Era o que Ney Franco esperava nas finais da Copa do Brasil 2006, quando apostou no garoto de 18 anos para enfrentar o Vasco. O destino jogou a favor do jovem na ocasião. Titulares, Walter Minhoca e Léo Medeiros não podiam jogar, pois tinham defendido o Ipatinga no mesmo torneio. Ney foi buscar a solução nas divisões de base. 

Ney Franco - Divulgação/Flamengo - Divulgação/Flamengo
Ney Franco no retorno recente ao Flamengo
Imagem: Divulgação/Flamengo

Na temporada anterior, Renato havia estreado - curiosamente, contra o Corinthians - pelos profissionais durante o Campeonato Brasileiro. Fez dois jogos, mas não chamou a atenção e seguiu na base. Ao ser recrutado por Ney Franco para uma excursão no Norte do Brasil, pouco antes da Copa do Brasil, já ganhou "sobrenome", porque o dono do time era Renato Abreu. Ganhou, além disso, o título de campeão nacional e o lugar definitivo entre os adultos. 

Em 2013, com Ney no comando do São Paulo, Renato reencontrou o antigo treinador e anotou um golaço para o Corinthians na decisão da Recopa Sul-Americana. Para o confronto deste domingo, Tite espera que seu meio-campista repita a dose. 

No treinamento de sexta-feira, Renato Augusto anotou um gol e ouviu de Tite que precisava levar a mesma precisão para marcar também no jogo do Couto Pereira. Se a dose se repetir, não será surpresa para Ney Franco, em situação difícil com o Coritiba.