Topo

Ronaldinho ainda não treinou. Mas estreia do craque já divide o Fluminense

Leonardo André

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2015 06h00

A boa fase do Fluminense permitiu que a mobilização no clube se voltasse para a “Era Ronaldinho” antes mesmo da partida deste domingo (26), às 11h, contra a Chapecoense, na Arena Condá. No clube, o início da participação do craque nos treinos, assim como os detalhes para a estreia com a camisa tricolor, têm sido debatidos diariamente. Tudo para que o time ganhe tecnicamente, os torcedores possam curtir o novo momento e o clube, é claro, consiga faturar.

Antes mesmo de treinar, Ronaldinho já divide as Laranjeiras. No cronograma inicial, o craque começa suas atividades na próxima segunda-feira (27), às 15h, ao lado dos jogadores que não enfrentam a Chapecoense. Algumas dúvidas, porém, assombram os tricolores.

A última partida oficial de Ronaldinho foi no dia 31 de maio, na vitória do Querétaro (México) por 3 a 0 sobre o Santos Laguna. O meia entrou somente aos 15 minutos do segundo tempo. Ficar em campo durante 90 minutos é algo ainda mais distante para o camisa 10 tricolor. O último jogo foi em 17 de maio - 2 a 2 com o Vera Cruz. Em 2015, ele começou e terminou apenas cinco partidas e fez apenas cinco gols.

O grande dilema tricolor é se vale a pena colocar Ronaldinho em campo contra o Grêmio, no dia 1º de agosto, sábado, com apenas cinco dias de treinamento. Caso a opção seja preparar melhor o craque, um novo impasse surgirá. A partida seguinte será contra o Avaí, fora de casa, o que tornaria inviável a presença de um bom número de torcedores tricolores.

Para promover a estreia de Ronaldinho perto da torcida a opção seguinte seria esperar até o dia 16 de agosto, quando o Tricolor enfrenta o Figueirense, às 11h, no Maracanã. Para isso, porém, o craque também não enfrentaria o Internacional na rodada anterior - dia 12, no Beira-Rio.

Somente a partir desta segunda-feira será possível a comissão técnica avaliar melhor as condições físicas de Ronaldinho. Se a estreia ainda é uma dúvida, nas Laranjeiras existe uma certeza. A “Era Ronaldinho” vai começar e mudará totalmente a rotina no clube.