Topo

Atlético-MG é o 5º time que mais liderou o Brasileirão nos pontos corridos

Paulo Matuck

Em São Paulo

27/07/2015 10h06

A vitória sobre o Figueirense na noite de sábado colocou o Atlético-MG no quinto lugar do ranking das equipes que mais lideraram a competição desde a implantação do sistema de pontos corridos. O time de Belo Horizonte completou pela 30ª vez uma jornada no topo da tabela de classificação. Igualou a marca do Santos, que também finalizou por três dezenas de oportunidades uma rodada do torneio na primeira colocação.

O time com mais rodadas na liderança entre 2003 e 2015 é outro mineiro. Três vezes campeão na era dos pontos corridos, o Cruzeiro foi o primeiro colocado em 108 jornadas. Nesse levantamento só é considerada a classificação quanto são completados todos os jogos da rodada e os critérios de desempate (maior número de vitórias, saldo de gols e maior número de gols marcados) são utilizados quando há necessidade. 

O São Paulo, também tricampeão no período de pontos corridos, é o segundo time com maior número de rodadas na liderança. Ficou 69 vezes na frente. Logo atrás está o Corinthians, com 68. Ambos já lideraram no Brasileirão 2015, que já teve cinco times diferentes no primeiro posto (Sport e Atlético-PR foram os outros dois). O Fluminense, que não foi ponteiro na temporada atual, completa a lista de top 5 de líderes históricos da competição com 46 rodadas no topo.

O G-4, grupo das equipes que garantiriam uma vaga na Copa Libertadores da América em 2016, ganhou um novo integrante na 15ª rodada. O Palmeiras, ao golear o Vasco por 4 a 1 na noite de domingo, se juntou ao pelotão de elite pela primeira vez na temporada 2015. É a 11ª  equipe a frequentar essa região da tabela neste ano.

Desde a sexta rodada do Brasileirão de 2014 o Palmeiras não integrava esse grupo, que tem o São Paulo como seu cliente mais regular. O tricolor paulista já esteve nesse pelotão por 236 vezes nas edições do Brasileirão entre 2003 e 2015. O Cruzeiro foi incluído na elite em 217 oportunidades. Santos e Corinthians completariam o G-4 de todos os tempos com 150 participações.

A zona do rebaixamento também recebeu um integrante novo no domingo. O Goiás passou a integrar o grupo ao perder do Flamengo, por 1 a 0, em casa, substituindo o Santos, que derrotou, na Vila Belmiro, o Joinville, por 2 a 0. Não é, todavia, um estreante nesse pelotão no Brasileirão 2015. É a segunda rodada em que os goianos frequentam a região, que já teve dez diferentes times ao longo da temporada.

O Joinville é o único que está no chamado Z-4 desde a primeira rodada. Porém, o maior participante da zona de rebaixamento na história do Brasileirão, que na primeira edição era Z-2, é o Náutico, que ficou 93 rodadas na desconfortável situação, seguido pelo Atlético-PR (92),  Figueirense (89) e o Atlético-MG (87).

Internacional e Chapecoense, que frequentaram a região por apenas sete rodadas, são os que menos permaneceram nessa indesejável situação.  O time de Chapecó, no entanto, participa em 2015 pela segunda vez da divisão principal do futebol brasileiro enquanto a equipe gaúcha esteve em todas as edições do torneio desde 2003.