Topo

Derrotas e desfalques aumentam ansiedade por estreia de Ronaldinho no Flu

Ronaldinho Gaúcho deve fazer seu primeiro treino nas Laranjeiras nesta segunda - Nelson Perez/Divulgação
Ronaldinho Gaúcho deve fazer seu primeiro treino nas Laranjeiras nesta segunda Imagem: Nelson Perez/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2015 06h01

Enquanto Ronaldinho Gaúcho curtia os últimos dias de suas férias, o Fluminense sentiu diminuir a onda de otimismo que cercava o clube na ocasião do acerto com o craque, há duas semanas. O Tricolor sofreu derrotas para Vasco e Chapecoense em sequência e deixou o G4 do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 se apresenta nesta segunda-feira nas Laranjeiras com a ansiedade pela sua estreia em alta, embora a data esteja indefinida.

Os resultados negativos acabaram por diminuir a sensação de que Ronaldinho seria apenas a ‘cereja no bolo’ de um time que disparava entre os primeiros colocados do Brasileiro. Agora, o camisa 10 terá a missão de fortalecer um time que precisa retomar o rumo das vitórias e superar os desfalques cada vez mais presentes causados pelo desgaste da temporada.

Para o próximo sábado, por exemplo, o Fluminense já tem como desfalques para o duelo com o Grêmio o meia Vinicius e o lateral esquerdo Giovanni e pode perder Fred, que deixou o campo na partida com a Chapecoense ao sentir dores na coxa. Existe a esperança, inclusive, que Ronaldinho possa ajudar a equipe já nesta partida.

“Vamos aguardar, esperar. Deve se apresentar nesta segunda. Fará os exames, e vamos avaliar as condições físicas dele, ver se ele pode participar da partida”, indicou o técnico Enderson Moreira após a derrota para a Chapecoense.

O fato do clube ainda não ter descartado a possível estreia de Ronaldinho no sábado após apenas cinco dias de treinamento já indica a expectativa em relação à ajuda do craque em campo. Para se ter uma ideia, o camisa 10 está parado desde o dia 28 de maio, quando jogou 45 minutos da derrota do Querétaro-MEX para o Santos Laguna por 5 a 0. E teria apenas cinco dias de preparação, contra um mês de pré-temporada realizada pelo restante do elenco no começo do ano.

Por enquanto, o discurso tricolor é de aguardar o condicionamento de Ronaldinho, o que praticamente descarta sua estreia contra o Grêmio. O mais provável é que ele estreie em uma das rodadas seguintes, contra Avaí ou Internacional, marcadas para o dia 8 ou 12 de agosto, respectivamente.