Topo

Colombiano ou argentino? Dúvida no Atlético-MG será resolvida no vestiário

Argentino foi um dos responsáveis por acolher Cárdenas no elenco do Atlético - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Argentino foi um dos responsáveis por acolher Cárdenas no elenco do Atlético Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2015 18h05

Alguns candidatos, mas ainda nenhuma confirmação. O esqueleto do time titular do Atlético-MG para enfrentar o São Paulo está na ponta da língua dos torcedores. Falta, porém, uma única dúvida que não foi sanada por Levir Culpi. Quem será o substituto de Luan? Desde que o atacante voltou a machucar, o argentino Dátolo surgiu como favorito, mas viu o jovem colombiano Cárdenas roubar seu lugar entre os principais jogadores do setor ofensivo.

Na segunda-feira, data de reapresentação dos jogadores, Cárdenas treinou entre os titulares durante todo o tempo, enquanto Dátolo atuou no time de suplente. Até o momento, o colombiano atuou por 17 ocasiões com Levir Culpi. Em uma das raras vezes em que foi titular, Cárdenas ofereceu a assistência para Lucas Pratto marcar o gol da vitória contra o Santa Fé, ainda na fase de grupos da Libertadores. Pelo Brasileiro, o colombiano começou o jogo na estreia do campeonato, contra o Palmeiras, ocasião em que o Atlético entrou com o time misto.

Nesta terça-feira, ambos participaram de um rachão recreativo na Cidade do Galo, mas não foi possível perceber nenhum outro indício de quem poderá começar o jogo. Desta forma, a provável escalação para a partida desta quarta-feira será: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Giovanni Augusto, Cárdenas (Dátolo) e Thiago Ribeiro; Lucas Pratto.

Duas possíveis explicações foram levantadas como motivos para uma eventual mudança de Levir Culpi. A primeira é que Cárdenas jogou com o técnico Juan Carlos Osório no Atlético Nacional. Hoje o treinador está no comando do São Paulo e poderia entrar em desvantagem ao ter como adversário um jogador que conhece seu estilo de jogo.

“Quando ele veio para o Brasil, conversamos pela última vez. Temos uma relação de amizade por tudo que vivemos no Nacional. Mas agora estamos um contra o outro. Posso dizer sobre o seu estilo que ele sempre troca muito os jogadores. Ele estuda o adversário e depende do tipo de jogo que ele quer para escalar”, comentou Cárdenas, sobre o ex-treinador.

A opção por sacar Dátolo do time também poderia ser apenas para poupar o argentino. O meia se retornou de lesão na coxa esquerda e foi titular contra o Figueirense, mas a atuação no Horto não agradou parte dos torcedores presentes, o que gerou um princípio de vaias no momento em que foi substituído. A estratégia por mantê-lo de fora poderia evitar novas vaias dentro de um Mineirão lotado. Guilherme ainda corre por fora e segue sonhando com um lugar na equipe, mas, diferente da última semana, não foi testado entre os onze titulares.