Topo

Vasco enfrenta Joinville no Maracanã para fugir da pressão em casa

Ideia da diretoria do Vasco é lotar o Maracanã às 11h e evitar uma pressão em casa - Pedro Ivo Almeida/UOL
Ideia da diretoria do Vasco é lotar o Maracanã às 11h e evitar uma pressão em casa Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/07/2015 13h50

Com um aproveitamento muito ruim jogando em São Januário e diante de uma pressão cada vez maior em casa, o Vasco colocou em prática um plano para evitar maiores problemas em jogos no Rio de Janeiro. A diretoria cruzmaltina transferiu o próximo jogo na cidade - contra o Joinville, no dia 9 de agosto - para o Maracanã.

Membros da cúpula vascaína se reuniram de forma emergencial na última segunda-feira (27) para tentar estancar a crise. A conversa com o consórcio que administra o estádio foi rápida e a definição aconteceu na tarde desta terça-feira (28). No entanto, a mudança vai contra o discurso do presidente Eurico Miranda. Na última semana, o dirigente assegurou que o Cruzmaltino não jogaria no estádio por conta das recentes polêmicas.

O clube informou por meio de nota oficial que a transferência foi motivada em razão dos Dias dos Pais e pela expectativa de que o duelo das 11h da manhã recebe bom público.

“É uma ideia, sim. Estamos conversando e dentro do prazo. Pode ser que haja uma definição até amanhã [quarta] ou quinta-feira”, disse o vice-presidente de futebol do clube, José Luiz Moreira, antes da confirmação sobre a transferência do jogo.

Para a diretoria, um novo jogo em São Januário diante da situação delicada no Campeonato Brasileiro só aumentaria a pressão sobre jogadores e comissão técnica. No Maracanã, ajudado pelo horário das 11h, a ideia é que o público seja maior e com um perfil diferente, de apoio irrestrito em momento difícil.

No último domingo, na derrota por 4 a 1 para o Palmeiras em São Januário, a torcida não perdoou mais um tropeço do time que não consegue sair da zona do rebaixamento e vaiou bastante jogadores e comissão técnica.

Com mais um resultado negativo, o Vasco se manteve na 18ª colocação do Brasileiro, com apenas 12 pontos. O próximo duelo será contra o Corinthians, nesta quarta, em São Paulo.

Veja a nota oficial divulgada pelo clube:

"No domingo, 09 de Agosto, Dia dos Pais, o Vasco fará a primeira partida no Rio às 11 da manhã e o local escolhido foi o Maracanã para enfrentar o Joinville. Todos os jogos aos domingos pela manhã tem tido uma grande presença de público em outras cidades e, por isso, a transferência da partida para o Maracanã.

O Vasco considera que o público, com o incentivo do Dia dos Pais, justifica a opção por mais espaço para o seu torcedor".

* Atualizada às 15h40