Topo

Defesa mal, ataque também. Vasco tem pior saldo entre Séries A, B, C e D

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/07/2015 06h00

O cenário é de terra arrasada. Após mais uma derrota, desta vez por 3 a 0 para o Corinthians, o Vasco piorou ainda mais o seu saldo de gols, que chegou aos 21 negativos, fato que o coloca como o pior entre os 100 clubes divididos nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Considerando as 16 primeiras rodadas da era dos pontos corridos, iniciada em 2003, o Cruzmaltino também lidera, tendo mais próximos somente América-RN e Avaí, que tinham -18 de saldo em 2007 e 2011, respectivamente.

Neste Brasileiro, o Vasco já sofreu incríveis 29 gols e marcou apenas oito. São três vitórias, três empates e dez derrotas. Entre os jogos perdidos, alguns placares elásticos como um 4 a 0 (São Paulo), 4 a 1 (Palmeiras) e três resultados de 3 a 0 (Atlético-MG, Ponte Preta e Corinthians).

Sem compromisso no fim de semana, o clube de São Januário pode ver a distância para a fuga da zona de rebaixamento aumentar para sete pontos no encerramento desta rodada, caso Santos e Figueirense vençam seus duelos.

Embora a situação comece a ficar dramática, o técnico Celso Roth ainda confia numa reação e no grupo de jogadores.

“Temos muito campeonato pela frente, apesar do tempo estar passando. Ainda acredito e vou acreditar enquanto puder e estiver trabalhando”, declarou.

O treinador, no entanto, admitiu que os jogadores estão abatidos, apesar de sair em defesa do elenco:

“O grupo está sentindo. É um grupo imaturo. Mesmo conseguindo o titulo carioca, ele sentiu o inicio do Brasileiro. Na cultura de pontos corridos, os clubes todos já entram decidindo na primeira rodada. Isso não é de agora, mas eu discordo que esse grupo seja o pior. Tem condição, sim, e nosso grande trabalho é justamente buscar esse equilíbrio e essa condição”.

O Vasco volta a campo somente dia 9, quando enfrenta o Joinville, às 11h, no Maracanã.