Topo

Luxa blinda maior investimento do Cruzeiro e quer transformá-lo em atleta

Uruguaio chegou para ser o camisa 10, mas já vai se acostumando com o colete de reservas - Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro
Uruguaio chegou para ser o camisa 10, mas já vai se acostumando com o colete de reservas Imagem: Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2015 06h00

Giorgian De Arrascaeta chegou ao Cruzeiro no início do ano por US$ 4 milhões (cerca de R$ 12 milhões à época) com uma incumbência: ser o protagonista na vaga deixada por Éverton Ribeiro. Sete meses depois, ele se tornou o protegido do treinador, sobretudo pela pressão criada sobre ele. Agora reserva do bicampeão brasileiro, o uruguaio trabalha para se tornar um “atleta de futebol”, de acordo com Vanderlei Luxemburgo.

Com as cores do bicampeão brasileiro, o camisa 10 disputou 27 partidas, todas na condição de titular. Agora, ele recebe cuidados da diretoria e da comissão técnica para se recuperar. Na rodada passada, diante do São Paulo, ele ficou no banco de reservas e nem sequer entrou em campo. Neste domingo, contra o Sport, a expectativa é que o atleta permaneça entre os suplentes.

Preocupado com a pressão sobre o apoiador, Luxa explica o que tenciona fazer com a ausência de Giorgian De Arrascaeta da equipe. A expectativa do treinador é que o meia-atacante alcance o ápice físico.

“Não é blindagem. O Arrascaeta é jogador com talento, agora falta o atleta. A origem é de um clube pequeno. Temos de fazer com que ele mantenha talento, e a gente torne o Arrascaeta um atleta para suportar alto nível, tomando porrada. Ele será preparado para se tornar um atleta. A base física dele não é preparada, ele sente. Ele fará diferença. Daqui a pouco, ele será solução no Cruzeiro, e será grande jogador do Cruzeiro”, declarou.

Nos 27 jogos que fez com as cores do Cruzeiro, o camisa 10 balançou as redes adversárias em seis oportunidades e distribuiu quatro assistências. Apesar da pressão sobre o seu futebol, ele é um dos destaques nestes quesitos.