Topo

Desafeto e carrasco: Ronaldinho Gaúcho tem quinta vitória contra o Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2015 20h24

Ronaldinho Gaúcho é desafeto da torcida do Grêmio. Cria da base tricolor, os aficionados não esquecem a maneira que ele deixou o clube pela primeira vez, sem render praticamente nada, e a preferência por atuar no Flamengo quando voltou ao Brasil. Não bastasse isso, o camisa 10 se consolida como 'carrasco' da equipe. O oitavo confronto, neste sábado, terminou com a quinta vitória do armador.  O Fluminense fez 1 a 0. Ronaldinho começou o lance do gol de Marcos Junior, no segundo tempo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio caiu para o 7º lugar no torneio nacional.

O histórico do confronto aponta cinco vitórias de Ronaldinho contra o Grêmio, uma pelo Flamengo, duas pelo Atlético-MG e agora outra no Fluminense. Os demais duelos apontam duas vitórias do Grêmio, no primeiro encontro no Olímpico por 4 a 2, e no ano passado, na Arena. 
 
Oficialmente, a 'mágoa' já passou. O Grêmio não faz qualquer manifestação que desprestigie seu ex-jogador. Mas os aficionados é que não esquecem Ronaldo. Os gremistas tratam o atleta como desafeto absoluto, e tem motivos para isso. Além das derrotas, a relação de 'indiferença' dele com clube que o lançou é evidente. Deixou a agremiação após afirmar que 'jogaria até de graça' em sua primeira passagem. Optou por ir para o PSG e não renovar contrato. E quando poderia reatar com 'seu time', acabou indo para o Flamengo. 
 
Neste sábado, o Grêmio sofreu também pela expulsão de Walace. O cartão vermelho aconteceu aos 4 minutos do segundo tempo. Mesmo que não tenha sofrido grande pressão, em um lance que começou com lançamento longo de Ronaldinho, contou com uma escorada e Marcos Junior driblando o goleiro Tiago antes de marcar, o resultado foi definido. 
 
"É indiferente. Minha preocupação era começar com a vitória independente do adversário. Não motivou nem menos nem mais (ser contra o Grêmio). Minha motivação era sair com a vitória seja contra quem fosse", disse Ronaldinho após o jogo. 
 
O próximo jogo do Grêmio será o clássico Gre-Nal do dia 9. O marcador está suspenso. Edinho é a reposição imediata.