Topo

Enderson aprova estreia de R10 no Flu e prevê evolução: 'vai decidir'

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/08/2015 22h19

Apesar da participação durante a partida ainda ser pequena, Ronaldinho Gaúcho empolgou os torcedores do Fluminense ao participar da jogada que originou o gol de Marcos Junior na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na noite deste sábado, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 teve sua estreia aprovada também pelo técnico Enderson Moreira.

O técnico ressaltou principalmente a vontade demonstrada pelo camisa 10 durante a partida. Ronaldinho fez apenas cinco treinamentos no clube das Laranjeiras antes de fazer sua estreia. O atleta vinha de um período de dois meses de inatividade.

“Não dou nota [para a estreia]. Ainda mais jogador como Ronaldo. Veio agregar muito. Ele teve a sabedoria de aproveitar bem. Muito pouco tempo para ele entrosar, saber o posicionamento dele. Ele é fora de série. Treinou um período curto. Empenho dele foi notório. A partir do momento que conhecer melhor os companheiros, vai evoluir. Importante tirar a ansiedade dos mais jovens também, que querem dar a bola para ele. Vai decidir muitos jogos ainda”, avaliou o técnico Enderson Moreira.

O treinador explicou também o posicionamento diferente para Ronaldinho no começo da partida, quando o camisa 10 atuou como homem mais avançado do Tricolor no ataque.

“Nossa ideia era de que ele fosse um falso nove. Tínhamos a expectativa de como ele ia reagir na parte física, e o papel de um meia exige mais. Como o Fred não podia jogar, tentamos ele nessa função. Não acho que foi o problema no primeiro tempo. Nossos homens de meio estavam muito distantes e não conseguimos trocar passes. No segundo, o Gerson passou a flutuar mais. Quando eles tiveram o jogador expulso, colocamos um homem de área [Wellington Paulista] porque teríamos mais o controle da partida”, explicou o treinador.

Agora, Ronaldinho terá uma semana para se preparar para seu segundo compromisso oficial pelo Fluminense. O meia deve encarar o Avaí no próximo sábado, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.