Topo

Sem euforia. Atlético-MG segura empolgação para seguir na liderança

Leonardo Silva é um dos responsáveis por evitar euforia dentro do elenco do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Leonardo Silva é um dos responsáveis por evitar euforia dentro do elenco do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/08/2015 06h00

Já são seis rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro. Foram 25 pontos conquistados nos últimos 30 disputados, o que dá um aproveitamento de 83%. Time elogiado por jogadores e treinadores adversários. Torcida empolgada e média superior a 50 mil pagantes no Mineirão. No entanto, nada para deixar o Atlético-MG empolgado.

O discurso do capitão Leonardo Silva depois da vitória sobre o São Paulo resume bem o momento da equipe alvinegra. O zagueiro fez questão de ressaltar que o adversário teve uma atuação melhor, apesar do resultado favorável para o Atlético.

“Jogamos muito abaixo do que costumamos jogar. Temos que reavaliar essa partida, porque o São Paulo deu um nó tático na gente e acho que foram superiores nos dois tempos. Fizemos o resultado no primeiro tempo, mas eles ainda melhores. Mas o importante é que foi uma boa vitória para nos manter na liderança”.

E essa é a conversa no vestiário do Atlético. Humildade e trabalho, afinal o Brasileiro ainda está no primeiro turno. Além do capitão Leonardo Silva, o técnico Levir Culpi é outro que faz questão de acabar com qualquer foco de euforia. Ao ser questionado sobre favoritismo, o treinador atleticano coloca outros candidatos no mesmo patamar.

“Não tem nenhum timaço, supercoordenado para ser favorito. Por isso temos que ser humildes, valorizar muito os resultados e trabalhar em cima de erros e acertos. A continuidade é que vai nos dar uma segurança de resultados. Eu considero que temos entre cinco e 10 concorrentes para conquistar o título. O Atlético está entre eles”.

Apesar de ter 35 pontos e a liderança, a vantagem para as demais equipes está longe de ser confortável. O segundo colocado é o Corinthians, apenas dois pontos atrás. A diferença para o quinto colocado, por exemplo, é de oito pontos. No entanto, pode cair para cinco pontos de acordo com os resultados da 16ª rodada, que vai ser finalizada neste final de semana.