Topo

R10 sofre em estreia até ser 'salvo' por promessa, mas dá esperança ao Flu

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/08/2015 06h00

O futebol mostrado por Ronaldinho Gaúcho na estreia pelo Fluminense foi discreto, mas deu esperança ao torcedor após o camisa 10 ser 'salvo' pelo jovem Marcos Junior, que marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio em jogada iniciada pelo meia. A competência do atacante na finalização consagrou também o lançamento do veterano no início do lance, um dos raros momentos de destaque do craque no duelo.

Sobretudo, Ronaldinho sofreu com a falta de ritmo de jogo. O camisa 10 passou por dois meses de inatividade e treinou apenas cinco dias antes de fazer sua estreia pelo Fluminense. Em algumas jogadas, o meia demorou mais que o habitual para tomar decisões, algo causado justamente pelo longo período sem compromissos oficiais.

A ajuda dada a Ronaldinho na estreia empolgou também o atacante Marcos Junior, que lembrou ter acompanhado o auge da carreira do camisa 10 no futebol europeu ainda criança. Autor do gol da vitória, ele tem apenas 22 anos.

“É um sonho realizado. Vi o Ronaldinho jogando no Barcelona. É um prazer imenso atuar do lado dele. Era para decidir, estou muito feliz. O gol foi para o meu filho. O time está de parabéns”, disse Marcos após a partida.

A dificuldade de Ronaldinho é compreensível. Mesmo tendo passado o dobro de tempo na inatividade que o elenco do Fluminense no começo da temporada, o camisa 10 de 35 anos teve apenas um quarto do tempo para se preparar. Ele participou apenas de três treinos com bola, além da atividade recreativa de sexta-feira, nas Laranjeiras. Pouco para que ele encontre o seu melhor ritmo, o que dá esperança ao torcedor tricolor.

“Não dou nota [para a estreia]. Ainda mais jogador como Ronaldo. Veio agregar muito. Ele teve a sabedoria de aproveitar bem. Muito pouco tempo para ele entrosar, saber o posicionamento dele. Ele é fora de série. Treinou um período curto. Empenho dele foi notório. A partir do momento que conhecer melhor os companheiros, vai evoluir. Importante tirar a ansiedade dos mais jovens também, que querem dar a bola para ele. Vai decidir muitos jogos ainda”, avaliou o técnico Enderson Moreira.

Na parte física, o camisa 10 acabou surpreendendo. Ronaldinho acabou favorecido pelo fato do Tricolor atuar por quase 45 minutos com um jogador a mais em campo e atuou durante toda a partida, o que não estava planejado. A expectativa era de o meia ficasse no campo apenas durante a etapa inicial.

A expectativa é que Ronaldinho possa ser ainda mais produtivo na partida com o Avaí, no próximo sábado, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, o camisa 10 terá praticamente o mesmo tempo de trabalho que teve para a estreia. E a esperança do torcedor é que ele possa ser ainda mais decisivo nas próximas partidas.