Topo

Santos tem que superar jejum e 'defesa em construção' para anular Guerrero

Gustavo Henrique recebe a primeira oportunidade com o técnico Dorival Júnior - Divulgação/Santos
Gustavo Henrique recebe a primeira oportunidade com o técnico Dorival Júnior Imagem: Divulgação/Santos

Do UOL, em Santos (SP)

02/08/2015 06h00

Tudo conspira contra o Santos no duelo contra o Flamengo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para anular o atacante Guerrero, em grande fase no clube carioca, a equipe santista terá que superar um jejum de 13 jogos sem vencer fora de casa, além de apostar em uma “defesa em construção”.

“Temos que fazer o que estamos fazendo: trabalhar. Em algum momento as coisas vão acontecer, não sei se contra o Flamengo ou na rodada seguinte. É uma coisa que incomoda, o Santos tem que trabalhar de forma intensa. Temos que melhorar os números a partir do momento que saímos da Vila Belmiro. É fundamental para que a gente saia dessa posição na tabela que vem nos acompanhando há muito tempo. Está na hora de as coisas acontecerem, acredito muito no trabalho e na repetição”, afirmou Dorival.

“O Guerrero é diferenciado, excepcional na área e também quando sai dela. Agora, o Flamengo é um todo, tem uma equipe, está conseguindo encontrar um novo caminho. Temos de ter toda a atenção possível. Não só com um jogador, que merece, sim, uma atenção redobrada, mas a atenção é com toda a equipe. Não tenho dúvidas de que teremos um grande jogo”, completou.

A última vitória fora de casa ocorreu no dia 17 de março, quando o Santos venceu o Londrina-PR, pela Copa do Brasil. Com Dorival Júnior, a equipe santista só atuou uma partida como visitante – diante do Palmeiras – e saiu derrotada por 1 a 0 no Allianz Parque.

Em relação ao sistema defensivo, Dorival Júnior é obrigado a fazer mudanças mais uma vez no time. O zagueiro David Braz cumpre suspensão automática e será substituído por Gustavo Henrique, que terá a primeira oportunidade sob o comando de Dorival após defender a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos.

É a terceira mudança no setor defensivo desde que assumiu o time. Dorival já havia vetado Daniel Guedes e Thiago Maia para as entradas de Zé Carlos e Paulo Ricardo, respectivamente.

A construção da zaga enfrenta mais obstáculos contra o Flamengo. Sem Leonardo, que fraturou o dedo do pé direito, Dorival não tem nenhum zagueiro como opção no banco de reservas.

“Se eu tiver necessidade [mudar a zaga durante o jogo], tenho o Paulo Ricardo. A não ser que aconteça algo com ele. Mesmo assim, o Renato está preparado. No decorrer da partida, pode ser que a gente possa ser surpreendido. Vamos acreditar que possamos passar por ele sem que tenhamos essa necessidade”, disse.

O Santos tem a segunda pior defesa do Brasileirão ao lado do Avaí, com 22 gols sofridos. A equipe santista só não sofreu mais gols que o Vasco, que levou 29 gols.