Topo

Atlético-MG pode abrir vantagem que jamais teve na liderança do Brasileiro

Carlos comemora gol do Atlético-MG no triunfo por 3 a 2 sobre o Goiás, pelo Brasileirão de 2014 - ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Carlos comemora gol do Atlético-MG no triunfo por 3 a 2 sobre o Goiás, pelo Brasileirão de 2014 Imagem: ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2015 06h00

No próximo final de semana vai ser disputada a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma jornada que reservou confrontos fora de casa para os quatro primeiros colocados. Atlético-MG, Corinthians, Fluminense Sport vão ser visitantes nas partidas que vão ser disputadas no sábado e no domingo. Menos ruim para os mineiros, que teoricamente enfrentam o adversário menos complicado e podem abrir uma vantagem inédita no Brasileirão de pontos corridos.

Embora seja a quinta equipe que mais liderou o torneio desde 2003, já são 31 rodadas no total, o Atlético jamais esteve em posição confortável em relação ao segundo colocado. O máximo que a equipe alvinegra conseguiu abrir de vantagem foram três pontos, em 2009 e em 2012. Então, se vencer o Goiás e o Corinthians não derrotar o São Paulo, no clássico que vai ser disputado no Morumbi, essa diferença pode subir para quatro ou cinco pontos, de acordo com um eventual tropeço corintiano.

Os números justificam o favoritismo atleticano, mesmo com o confronto marcado para o Serra Dourada. De um lado o líder do Campeonato Brasileiro, time que mais somou pontos nas últimas dez rodadas (25). Do outro está uma das piores equipes da competição, a que menos pontuou também nas dez últimas rodadas (6). É o visitante que mais pontuou (13) contra um dos quatro mandantes que menos fazem valer o mando de campo. O Goiás somou apenas oito pontos, assim como Joinville, Flamengo e Vasco.

Mas nem por isso o Atlético espera uma partida fácil. “O Campeonato Brasileiro é muito difícil e as equipes que nos enfrentam vão querer tirar pontos de qualquer forma. Antes do Grêmio, que também briga pelas primeiras posições, temos que pensar no Goiás. O Serra Dourada tem um gramado grande e é muito difícil de jogar lá”, disse o volante Rafael Carioca.

Além dos 21 pontos que separam Atlético e Goiás, outro número para animar os alvinegros é a invencibilidade diante do adversário esmeraldino no Serra Dourada. Pelo Brasileirão o Atlético não é derrotado pelo Goiás no local da partida deste domingo desde 2007. Desde então foram cinco confrontos, com três triunfos alvinegros e dois empates.