Topo

Ronaldinho supera Guerrero em popularidade na internet; Eurico fica em 6º

Ronaldinho foi anunciado pelo Flu no dia 11 de julho e movimentou as redes sociais - Bruno Haddad/Fluminense
Ronaldinho foi anunciado pelo Flu no dia 11 de julho e movimentou as redes sociais Imagem: Bruno Haddad/Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/08/2015 10h48

De volta ao futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho movimentou a internet em julho. O meia do Fluminense se transformou no jogador do Campeonato Brasileiro mais citado no Twitter durante o último mês, de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). R10, com 450.900 comentários nesta rede social, supera o atacante do rival Flamengo Paolo Guerrero, que aparece na segunda colocação na lista.

A curiosidade é a presença de Eurico Miranda, presidente do Vasco, na relação das personalidades do futebol mais comentadas de julho. O cartola aparece na sexta posição do ranking, com 75.626 menções na rede social.

O Vasco atravessa fase ruim no campeonato e tem o dirigente como protagonista.

A liderança, no entanto, está com Ronaldinho. Anunciado como reforço pelo Fluminense no dia 11 de julho, ele é o líder na lista feita pela FGV. O camisa 10 tricolor – que estreou apenas no último sábado, em vitória do clube das Laranjeiras sobre o Grêmio – foi o principal assunto do Brasileirão em julho. No Twitter, o meia gerou 450.900 comentários.

Guerrero, do Flamengo, aparece logo em seguida, com 406.825 menções. Os outros integrantes do top 5 estão bem atrás dos líderes. Os atletas do São Paulo Alexandre Pato (113.105) e Paulo Henrique Ganso (105.854) ocupam a terceira e quarta posições da lista. Emerson Sheik, do Flamengo, foi alvo de outros 102.740 comentários.

Ranking entre clubes

Apesar de ficar na segunda colocação na lista de personalidades mais comentadas, com Guerrero, o Flamengo é o líder entre os clubes mais mencionados do Twitter em julho. O clube rubro-negro teve 2.105.600 menções na rede social no último mês. O Vasco ficou na segunda posição, com 1.415.373.

Embalado pela presença de Ronaldinho, o Fluminense completou o pódio neste quesito. Foram 1.125.480 comentários sobre o clube no período levantado pelo estudo.