Topo

Corinthians encara velho conhecido e revive duelo da Libertadores 2012

Diego Souza quase se tornou algoz do Corinthians na Libertadores 2012 - (AP Photo/Andre Penner
Diego Souza quase se tornou algoz do Corinthians na Libertadores 2012 Imagem: (AP Photo/Andre Penner

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 06h00

O Corinthians irá relembrar um momento vivido durante a campanha do título da Libertadores e também reencontrará um velho conhecido na noite desta quarta-feira, em Itaquera. O time alvinegro recebe o Sport, equipe de Diego Souza, jogador do Vasco em 2012, e Danilo Fernandes, goleiro revelado pelo clube paulista.

A maior ligação entre o Corinthians e Diego Souza se deu há pouco mais de três anos, na Libertadores marcada pela conquista inédita do time. O meio-campo, peça-chave do atual esquema do Sport, quase tornou-se algoz corintiano na competição continental.

O famoso lance ocorreu nas quartas de final, durante o confronto entre Corinthians e Vasco, no dia 23 de maio de 2012. Aos 18 minutos do segundo tempo, Diego Souza, então camisa 10 vascaíno, teve a melhor chance do jogo da equipe carioca, mas não conseguiu marcar o gol.

Cara a cara com Cássio e livre de qualquer marcador, o meia bateu no canto esquerdo e viu o goleiro virar herói ao desviar a bola para escanteio. Na sequência, o Corinthians conseguiu abrir o placar, com Paulinho, de cabeça. O gol deu a vitória e a vaga na semifinal ao time de Tite.

Diego Souza já enfrentou o Corinthians em outras duas oportunidades depois do lance e não balançou a rede. Em 2013, o meia defendia o Cruzeiro, que venceu o time paulista por 1 a 0. No ano passado, já no Sport, o jogador viu a equipe alvinegra vencer por 3 a 0.

Filho do terrão

Danilo Fernandes fez parte do elenco do Corinthians na campanha vitoriosa da Libertadores e por pouco não virou titular do time a partir das oitavas de final da competição, após o goleiro Júlio César ser barrado por Tite.

Preterido, Danilo assistiu à estreia de Cássio no Corinthians, contra o Emelec, no Equador. O goleiro teve poucas chances no Corinthians: de 2011 a 2014, ele disputou apenas 23 partidas oficiais pelo clube.

No começo deste ano, depois de 18 anos no Corinthians, Danilo acertou com o Sport por dois anos. Reserva do time pernambucano no início da temporada, tornou-se titular após a lesão de Magrão. Agora, o goleiro de 27 anos é um dos maiores destaques da equipe, com boas apresentações nos últimos jogos do Brasileirão.

Filho do campeão

A partida também marcará o encontro do técnico Eduardo Baptista com o Corinthians. O treinador é filho de Nelsinho Baptista, campeão brasileiro com o time alvinegro no Campeonato Brasileiro de 1990.

Nesta terça-feira, Tite fez elogios ao companheiro de profissão e à equipe do Sport, quinta colocada no Brasileirão. "Ele tem o DNA do pai na sua conduta, está aqui o reconhecimento. Trabalha em termos táticos com duas linhas bem compactadas, conseguiu harmonizar. É um time mais curto, muito bem treinado", disse.