Topo

Coritiba x Palmeiras tem cinco histórias e curiosidades "escondidas"

Marcelo Oliveira observa os jogadores do Coritiba durante a decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras - Julia Chequer/Folhapress
Marcelo Oliveira observa os jogadores do Coritiba durante a decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 06h00

Coritiba e Palmeiras se enfrentam na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. A partida é relativamente trivial: um confronto pela 18ª rodada do Brasileirão. Apesar de serem clubes de estados diferentes, há, entretanto, uma história rica entre os dois alviverdes. Personagens, títulos e  goleadas compõe historias “escondidas” no confronto entre as duas equipes.

1)      Velhos conhecidos

O principal articulador do Palmeiras é Robinho – o meia é o líder em assistências no time, com 10 passes para gol. Até o ano passado, o jogador era um dos principais destaques do Coritiba, pelo qual participou da campanha finalista da Copa do Brasil em 2012. Do lado paranaense, Kléber Gladiador foi ídolo palmeirense antes de sair após desentendimentos com Luiz Felipe Scolari; Keirrison também teve uma passagem meteórica pelo alviverde paulista em 2009, marcando 24 gols. Os dois atacantes estão lesionados e não estarão em campo.

2)      Onde tudo começou

Marcelo Oliveira é bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro e um dos treinadores mais badalados do país, mas sua ascensão começou no Coritiba. Pelo time paranaense, chegou duas vezes à final da Copa do Brasil e saiu com um excelente aproveitamento de 62,8%, antes de se transferir para Minas Gerais. Nesta quarta-feira, reencontrará o clube no qual se credenciou a treinar grandes equipes no Brasil.

3)      Goleada amarga

Diante do Coritiba o Palmeiras sofreu uma das maiores goleadas dos últimos 15 anos. Em 2011, comandado por Luiz Felipe Scolari, o alviverde levou 6 a 0 dos paranaenses nas quartas-de-final da Copa do Brasil – era a partida de ida. Depois do jogo, o ídolo Marcos disparou: “foi uma noite vergonhosa”. Quem comandava o Coxa? Marcelo Oliveira

4)      Levantando a taça

Há também boas lembranças para os palmeirenses. Foi em cima do Coritiba de Marcelo Oliveira que o alviverde gritou “é campeão” pela última vez, em 2012. Com vitória por 2 a 0 em casa e um empate em 1 a 1 fora o Palmeiras, ainda com Felipão, sagrou-se campeão da Copa do Brasil. O ano, porém, acabaria mal, com o rebaixamento para a Série B no Brasileirão.

5)      Jejum de quase 20 anos

O Couto Pereira é terreno hostil  para o Palmeiras: o alviverde não bate o Coritiba na casa do adversário desde 1997. Desde então, são cinco empate e sete vitórias dos paranaenses. No Brasileirão, o jejum é ainda maior: a última vitória palmeirense foi em 1989, há 26 anos.