Topo

Para CBF, árbitro acertou em pênalti para Corinthians, mas errou no domingo

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2015 12h47

A CBF se manifestou sobre a polêmica da semana envolvendo os dois pênaltis em partidas do Corinthians, contra o São Paulo e Sport. Presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa afirmou ter visto falta nos dois lances - apenas o do jogo desta quarta-feira (12), contra os pernambucanos, foi marcado.

"Pênalti claro no jogo de ontem [Corinthians x Sport]. Não há dúvidas, o Luiz Flávio [de Oliveira, juiz do jogo] acertou. Temos ainda que parar com essa polêmica de questionar o cara por ele ser de São Paulo, mesmo local de um time envolvido. Isso já ocorre desde o ano passado", afirmou Sérgio Corrêa.

"Não há dúvida sobre essas questões. No jogo de domingo, o pênalti foi claro. A questão já foi reforçada diversas vezes pelos nossos instrutores. Creio que o árbitro ficou impossibilitado de ver pela rotação do jogador no momento. Infelizmente, acontece. O árbitro é um ser humano e acaba errando. Estamos tentando minimizar isso", completou.

No clássico do último domingo, Wesley chutou em direção ao gol do Corinthians e Uendel desviou com a mão. O árbitro Leandro Vuaden, no entanto, mandou a partida seguir e não marcou o pênalti. O jogo terminou empatado por 1 a 1.

Já na última quarta-feira (12), Guilherme Arana cruzou para a área do Sport e Rithely desviou com a mão. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou pênalti, que Jadson cobrou e deu a vitória ao Corinthians por 4 a 3.

No site da CBF, Corrêa falou mais sobre o tema. E disse acreditar na honestidade dos juízes. Até porque um erro pode custar caro.

"Se o quarteto (de arbitragem) de Pernambuco fosse escalado, seria a garantida de benefício ao Sport? Não! São profissionais que trabalham pelo acerto. Se eles não arbitrarem, não recebem. Então, buscam a melhor atuação para seguirem nas futuras designações", disse.

O dirigente afirmou ainda que nem sempre um erro pode fazer um juiz parar na 'geladeira'.

"Em algumas ocasiões, sim. Em outros casos, não. Às vezes, o currículo do árbitro é tão bom que não é justo punir por um equivoco pontual. A média das atuações levam os árbitros aos próximos jogos", disse.