Topo

Sem chance de engano agora, lateral do Atlético comemora segunda convocação

Lateral esquerdo Douglas Santos atuou em 32 das 41 partidas do Atlético-MG em 2015 - Bruno Cantini/Atlético-MG
Lateral esquerdo Douglas Santos atuou em 32 das 41 partidas do Atlético-MG em 2015 Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/08/2015 12h34

O lateral esquerdo Douglas Santos estava iniciando a concentração para o duelo desta quinta-feira, contra o Grêmio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando recebeu a notícia que estava convocado para os amistosos da seleção brasileira, nos dias 5 e 8 do próximo mês, contra Costa Rica e Estados Unidos, respectivamente.

Ser lembrado por Dunga para a seleção principal só aumenta a expectativa do jogador atleticano. Douglas não esconde que um dos motivos para o retorno ao futebol brasileiro, que aconteceu em agosto do ano passado, era para tentar uma vaga na equipe que vai tentar o inédito ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O atleticano esteve em outras listas para defender a equipe sub-23.

“Fiquei muito feliz com a convocação. Para mim é motivo de orgulho e satisfação ser lembrado. Isso é fruto do trabalho que venho fazendo aqui no Atlético, um clube que abriu as portas para mim e me deu essa oportunidade. Espero conseguir mostrar minha qualidade e quem sabe garantir um lugar no grupo, que é forte e com jogadores de nível mundial. Quero agradecer a Deus por essa graça, pois devo a ele tudo de bom que vem acontecendo na minha vida”, comentou o feliz lateral ao site oficial do Atlético.

Apesar de ter apenas 21 anos, essa é a segunda convocação de Douglas Santos para a seleção brasileira principal. A primeira aconteceu mais de dois anos atrás, quando ainda defendia o Náutico. Então promessa da equipe pernambucana acabou convocado por Luis Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, realizado em abril de 2013, que teria como iniciativa a arrecadação de fundos para a família do garoto Kevin Espada, morto durante a partida entre San José e Corinthians, pela Copa Libertadores daquele ano.

Por se tratar de um amistoso fora da data Fifa, Felipão chamou apenas jogadores que atuavam no futebol brasileiro. E a presença de Douglas Santos chegou a ser tratada como um possível erro do treinador ou até mesmo da CBF, já que a convocação foi feita através do site da entidade. Tudo por conta da presença de dois laterais esquerdo e nenhum direito. O volante Jean, do Fluminense, atuou improvisado.

Na época o lateral direito Douglas ainda estava no São Paulo. Por também ter Santos no sobrenome, chegou a correr o boato que a convocação de Douglas Santos teria sido um erro. Algo desmentido por Felipão, afirmando que o jogador do Náutico era mesmo o escolhido por ele.

“Não podíamos desfalcar as equipes de muitos jogadores cada equipe. Apenas o Corinthians nos cedeu um número maior em relação a este jogo. Integramos com esses jogadores mais novos, para que eles tenham a oportunidade, viajam, conheçam”, disse o treinador à época.

De fato outros jovens jogadores foram chamados por Felipão. Matheus Caldeira, goleiro do Corinthians, Dória, zagueiro do Botafogo, e Leandro, atacante do Palmeiras, foram alguns dos novatos chamados por Felipão. Apesar da alegria e euforia por ser o primeiro jogador do Náutico chamado para a seleção principal desde 1966, Douglas Santos foi para a Bolívia apenas para assistir ao jogo, já que não entrou. O Brasil venceu por 4 a 0 e os destaques foram Ronaldinho Gaúcho, com duas assistências, e Neymar, com dois gols.

Agora, com a nova convocação, o lateral vai desfalcar o Atlético em pelo menos três partidas do Brasileirão. Entre apresentação e viagem, o jogador deve se ausentar da Cidade do Galo por mais de dez dias. Com isso, ele está fora dos confrontos com Atlético-PR, Vasco e Avaí.