Topo

Foi pênalti ou não? Decisões dos árbitros deixam atleticanos na bronca

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/08/2015 00h12

O Atlético-MG termina a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro fora da liderança do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira o Corinthians venceu o Sport por 4 a 3, com um lance bastante polêmico. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira não teve dúvidas e assinalou pênalti depois que a bola bateu na mão de Rithely, já nos minutos finais de jogo.

Lance semelhante aconteceu no início da partida entre Atlético e Grêmio, quando o duelo ainda seguia empatado sem gols. Leonardo Silva chutou e Erazo desviou a bola com a mão. Dewson Freitas mandou o jogo seguir e nada marcou. As decisões deixaram os alvinegros na bronca. O primeiro a falar foi o meia Luan, ainda não saída de campo.

“Ficamos chateados com a maneira que o Corinthians foi favorecido nas últimas rodadas. Vamos levantar a cabeça, tem um campeonato inteiro para buscarmos o título. Se as coisas não acontecerem extracampo, como nos últimos dias, temos tudo para ser campeões do Brasileiro”, disse o atleticano, lembrando de um pênalti não marcado para o São Paulo no clássico com o Corinthians, que terminou empatado em 1 a 1.

Depois foi a vez de o técnico Levir Culpi reclamar. Sempre calmo e ponderado, o treinador atleticano desabafou contra as recentes decisões dos árbitros. “Tenho uma preocupação. O diretor de arbitragem da CBF tem de dar uma entrevista novamente, porque quero que ele me convença o que aconteceu com o zagueiro do Grêmio não foi pênalti. Aquilo é pênalti ou não?. Não consigo entender. O adversário teve o mérito, mas o jogo estava 0 a 0. Discutiram a semana inteira aquela jogada. Aconteceu na frente do árbitro e ele não marcou o pênalti. Ficamos preocupado, porque nesse país a gente preocupa com tudo, porque tem sempre algo por trás. Não vou me segurar nessa jogada para tirar o mérito do Grêmio, que mereceu a vitória. Algumas coisas assim me deixam preocupado, pois são recorrentes. É a terceira rodada que aconteceu algo que deveria ser muito claro para todos”.

Mais do que reclamar pela decisão de não marcar um pênalti para o Atlético e marcar para o Corinthians, um concorrente direto, Levir cobra uma definição da comissão de arbitragem. O técnico alvinegro quer saber uma posição sobre o que é e o que não é pênalti.

“Procuro ficar ausente nessas situações. Mas acompanhei o noticiário depois do jogo do Corinthians contra o São Paulo e contra o Sport. Esse lance é uma coisa que tem de ficar definida. Mas aconteceu. Já ganhamos alguns jogos com erros a nosso favor. É uma situação difícil. Mas eles estão devendo para nós esse posicionamento, principalmente quando a bola bate na mão do atleta”.