Topo

Sem fazer gols, Walter 'derrubou' técnico do Santos após virar obsessão

Walter foi um dos pivôs da queda do técnico Enderson Moreira no Santos - Montagem
Walter foi um dos pivôs da queda do técnico Enderson Moreira no Santos Imagem: Montagem

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/08/2015 06h00

O duelo do Santos contra o Atlético-PR neste sábado, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, marca enfim o encontro dos santistas com o atacante Walter. O gordinho foi alvo de umas principais polêmicas do clube no ano e, inclusive, colaborou e muito para demissão do técnico Enderson Moreira no primeiro semestre.  

No dia de sua demissão, Enderson discutiu com a diretoria santista ao externar a insatisfação pela falta de reforços, o principal deles, o atacante Walter, que pertencia ao Fluminense na época. O nome de Walter foi o mais comentado na "polêmica reunião". 

Os dirigentes santistas alegavam nos bastidores que o atual técnico do Fluminense ficou obsessivo pela contratação do atacante, que teve o melhor momento de sua carreira sob o comando de Enderson no Goiás.

A diretoria santista não se conformava com os constantes elogios de Enderson a Walter em público, pois gerava pressão para a contratação.

"Da mesma forma como não devemos julgar pela cor, raça, estatura é com o percentual de gordura. Não podemos criar preconceitos. Nós temos no Brasil vários jogadores com percentual de gordura abaixo de 10%, mas será que tem o mesmo desempenho do que o de um jogador com um peso um pouco acima? Futebol é democrático. Se ele vier e jogar, vocês vão bater palma, chamá-lo de melhor do mundo. O peso quem põe são vocês, a responsabilidade é de vocês [imprensa], também”, disse Enderson, em uma de suas defesas a Walter.

Os dirigentes também estranhavam o fato de Enderson elogiar demais um atleta de outro clube [Walter] e, se não bastasse, ele criticava os próprios jogadores do elenco – casos de Gabigol e Gustavo Henrique. 

O curioso é que Walter só está no Atlético-PR por causa da suposta obsessão de Enderson por ele. O treinador comandou o Furacão em oitos jogos nesta temporada. Nesse período, ele pediu a contratação de Walter e foi atendido. No entanto, o técnico não pôde utilizá-lo em nenhuma partida, pois foi demitido antes de Walter ser regularizado pelo clube.