Topo

Grêmio 'acorda' no 2º tempo e vence Joinville com golaço de falta

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2015 20h18

O Grêmio precisou suar muito para vencer o Joinville, neste domingo (16) na Arena. Depois de duas vitórias convincentes, o time gaúcho saiu atrás do placar e foi para o intervalo sendo amplamente dominado pelos visitantes. Sem o artilheiro Luan, o tricolor só acordou na etapa final e conseguiu a vitória com um golaço de Rafael Galhardo. Bruno Aguiar e Erazo fizeram os outros gols na partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão.

A atuação do Grêmio foi muito abaixo do esperado, principalmente após os jogos contra Inter e Atlético-MG, mas suficiente para render três pontos. Sem o expediente da marcação alta, das triangulações pelos lados e de ataques em bloco. Mas com superação.

Com Bobô na vaga do suspenso Luan, o time gaúcho penou para criar. Pior: levou um gol cedo e viu o Joinville armar uma retranca impenetrável. No primeiro tempo os visitantes fizeram um e poderiam ter marcado mais dois. A entrada de Fernandinho no intervalo mudou tudo e Galhardo, aos 38 minutos, acertou uma cobrança de falta de alta técnica.

Com o resultado o time gaúcho encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 36 pontos, empatado com o Atlético-MG, mas na terceira posição pelo saldo de gols. O time dirigido por Levir Culpi tem saldo 15 contra 12 da equipe comandada por Roger Machado. Já o Joinville perdeu a primeira com PC Gusmão e fica com 16 pontos, na 19ª posição.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 JOINVILLE

Data: 16/08/2015 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 33.454 (31.183)
Renda: R$ 1.069.768,00
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira (GRE)
Gols: Bruno Aguiar, aos 3 minutos do primeiro tempo; Erazo, aos 15 minutos do segundo tempo. Rafael Galhardo, aos 38 minutos do segundo tempo.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Giuliano, Douglas (Maxi Rodríguez) e Pedro Rocha (Fernandinho); Bobô (Braian Rodríguez)
Técnico: Roger Machado

JOINVILLE: Agenor, Mário Sérgio (Danrlei), Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Anselmo, Kadu e Willian Popp (Marion); Marcelinho Paraíba (Marcelo Costa) e Edigar Junio
Técnico: PC Gusmão