Topo

Segundo turno começa com 3 pênaltis em 2 jogos. Nenhum por mão na bola

Do UOL, em São Paulo

22/08/2015 21h45

Nas últimas rodadas do Brasileirão, a marcação de pênaltis gerou muita polêmica e criou um debate sobre o trabalho dos árbitros. Se depender dos jogos deste sábado, a discussão será mantida. Só nos dois primeiros jogos da 20ª rodada, três pênaltis foram assinalados.  

A média é bem superior à registrada no primeiro turno do campeonato: foram 36 pênaltis em 190 partidas (média de 0,19 por confrontos). Desse total, dez tiveram mão na bola dentro da área. 

Em contrapartida, neste sábado, nenhum dos três pênaltis foi marcado dessa forma. Apesar disso, os lances geraram polêmicas, principalmente na partia entre Santos e Avaí. 

No último gol da goleada santista por 5 a 2, Lucas Lima fez de pênalti após o árbitro Leandro Pedro Vuaden ver falta do zagueiro do Avaí na área. O meia, porém, cavou o pênalti e desconversou. "Nem sei o que senti. Alguma coisa me desequilibrou, eu caí e ele marcou pênalti", disse em entrevista ao Premiere FC. 

Na vitória do Goiás por 3 a 0 sobre o Vasco, no Serra Dourada, o time goiano teve dois pênaltis a seu favor. O primeiro gerou muita reclamação dos vascaínos depois de Luiz Flávio de Oliveira marcar empurrão de Christiano em Bruno Henrique. Depois, na etapa final, o juiz assinalou falta de Rodrigo em Erik e ainda expulsou o zagueiro do Vasco.

Líderes 

Goiás e Santos são também os times com mais pênaltis a favor neste Brasileirão. A equipe goiana chegou à marca de seis, contra cinco do time paulista -- o Sport também soma cinco cobranças.

Avaí e São Paulo vêm em seguida, com três penalidades a favor. Coritiba, Joinville e Palmeiras, por sua vez, ainda não tiveram nenhum pênalti marcado nos 19 jogos que disputaram até aqui.

Pênaltis marcados no 1º turno

36 pênaltis em 190 jogos
Média: 0,19 por jogo
10 por mão da bola