Topo

Brasileirão ganha forma: Corinthians consolida vantagem e Vasco vê abismo

Do UOL, em São Paulo

23/08/2015 20h38

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro foi marcado pela disputa acirrada nas duas pontas da tabela. Nas últimas rodadas, porém, a distância entre os times começou a virar realidade. O fato está ligado principalmente ao Vasco, último colocado, e ao Corinthians, líder da competição.

Na parte de cima, Corinthians e Atlético-MG estavam empatados ao término da 14ª rodada, com 29 pontos. Fluminense e Sport completavam o G4, com 27 pontos cada. Nos seis jogos seguintes, o time paulista somou 14 pontos em 18 possíveis, assumiu a liderança e colocou quatro pontos de vantagem sobre o Atlético-MG.

A equipe mineira, no mesmo período, perdeu duas partidas e, com mais dez pontos, viu o rival disparar. O mesmo ocorreu em relação ao quinto colocado. A diferença passou de três para 12 pontos — hoje, o Corinthians tem 43 pontos, contra 31 do Palmeiras, o primeiro time fora do G4.

Ao término da 20ª rodada, o Vasco ficou a seis pontos do 19º lugar, o Joinville, que soma 19 pontos. O Goiás, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, tem nove pontos de vantagem sobre o time carioca.

O cenário é bem diferente do registrado ao fim da rodada 16. Naquela ocasião, Coritiba, Vasco e Joinville somavam 12 pontos cada e dividiam a lanterna do Brasileirão. O Goiás, com 14 pontos, ocupava a 17ª colocação. O Avaí, por sua vez, era o primeiro time fora da zona da degola, com 17 pontos.

Desde então, todos os times do grupo, com exceção do Vasco, conseguiram reagir, quase sempre em confrontos diretos. Em quatro jogos, o Joinville conquistou duas vitórias, contra três do Coritiba e duas do Goiás. Já o time carioca empatou sem gols com o Joinville e acabou derrotado por Santos, Goiás e Coritiba.