Topo

Flu aposta em 'química' entre Fred e R10, mas está difícil juntar dupla

Fred e Ronaldinho disputaram apenas dois jogos juntos pelo Fluminense até aqui - Staff Images/Divulgação/Maracanã
Fred e Ronaldinho disputaram apenas dois jogos juntos pelo Fluminense até aqui Imagem: Staff Images/Divulgação/Maracanã

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2015 06h00

Não é novidade que o Fluminense aposta na dupla formada ofensiva por Ronaldinho Gaúcho e Fred para atormentar as zagas rivais em 2015. O problema é que está difícil juntar as principais estrelas do elenco tricolor. O camisa 10 estreou no dia 1º de agosto, contra o Grêmio, mas, até agora, só conseguiu atuar ao lado do capitão tricolor por 125 minutos. Os dois estarão novamente separados no jogo contra o Joinville às 16h deste domingo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apenas Fred enfrenta o time catarinense, enquanto Ronaldinho será poupado após uma maratona de  cinco jogos em 20 dias, marca expressiva para quem passou dois meses de férias antes de estrear pelo Fluminense. Esta será o sexto compromisso tricolor desde que o camisa 10 fez sua primeira partida pelo clube das Laranjeiras e o quarto em que a dupla não pôde estar junta.

Coincidentemente, a estreia de Ronaldinho aconteceu ao mesmo tempo que algo que se tornou incomum desde o ano passado no Fluminense. Com problemas físicos em seu histórico na carreira, Fred havia emplacado uma longa sequência sem lesões ou dores que o tirassem de jogos. Logo na primeira partida do camisa 10, no entanto, o capitão foi vetado com uma pubalgia que o afastou do time por três partidas.

As duas partidas em que Fred e Ronaldinho Gaúcho estiveram em campo juntas foram vencidas pelo Fluminense. A dupla ajudou a construir a vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas teve atuação apagada no triunfo sobre o Paysandu pelo mesmo placar, algo causado também por problemas físicos. Na ocasião, o camisa 9 foi substituído ainda no intervalo por causa de uma pancada na coxa direita, enquanto R10 deixou o gramado muito cansado aos 26 minutos do segundo tempo.

Um número serve para se ter uma ideia do pouco tempo em que a dupla esteve junta em campo até aqui pelo Fluminense: dos 540 minutos dos jogos disputados pelo Tricolor desde a estreia de Ronaldinho, os dois estavam lado a lado no gramado apenas em 125, ou 23% do tempo total das partidas.

A esperança tricolor é que esse percentual possa subir bastante nas próximas rodadas. Fred tem sofrido poucas lesões desde o começo de 2014, quando começou a trabalhar com o fisioterapeuta Nilton Petrone, o 'Filé', e Ronaldinho deve poder atuar durante mais tempo conforme readquira o condicionamento físico ideal. O camisa 10 fez apenas cinco dias de “pré-temporada” antes da estreia pelo Fluminense.

A dupla deve ser reunida na quarta-feira, quando o time encara o Paysandu na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Mangueirão. No primeiro jogo, o Tricolor venceu por 2 a 1 e garantiu a vantagem de jogar por um empate para ir às oitavas da competição.

Promessa do Flu vira repórter e entrevista ídolo Ronaldinho