Topo

Abertura do returno tem média de gols três vezes superior à do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 06h00

O Campeonato Brasileiro é muitas vezes alvo de críticas por conta da falta de gols e dos lances de pouca inspiração. Na abertura do returno, porém, 28 gols foram marcados, com média três vezes maior à registrada na primeira rodada do Campeonato Espanhol.

Mesmo com Messi e Cristiano Ronaldo em campo, apenas oito bolas acabaram nas redes nos primeiros nove jogos da competição na Espanha. A média de gols, portanto, chegou a 0,89 gol por confronto, contra 2,8 do Brasileirão.

O Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0, gol de Suárez, enquanto o Real Madrid não passou de um empate sem gols com o Sporting Gijón fora de casa. Nesta segunda-feira, Granada e Eibar fecham a primeira rodada do Espanhol.

No total, o campeonato do país já registrou quatro empates por 0 a 0 logo na rodada inicial. No Brasileirão, 20 confrontos terminaram sem gols até aqui -- a média é de um por rodada.

Mais gols por aqui

O número de gols nas partidas do Campeonato Brasileiro tem aumentado nas últimas semanas. Na rodada 18, os times marcaram 26 gols. Na seguinte, foram 24, contra 28 neste fim de semana.

O Santos, por exemplo, venceu o Avaí por 5 a 2 na Vila Belmiro, no último sábado. Há oito dias, o Palmeiras bateu o Flamengo por 4 a 2 no Allianz Parque. Já o Corinthians derrotou o Sport em jogo de sete gols (4 a 3) em partida da 18ª rodada.

Dessa forma, a média de gols pulou de 2,18 para 2,24. No ano passado, ao término dos 380 jogos, ela chegou a 2,26. O Espanhol da temporada 2014-15, por sua vez, registrou média de 2,66.

Compare o número de gols no Brasil e na Espanha neste fim de semana

Campeonato Brasileiro
20ª rodada
28 gols em 10 jogos
Média: 2,8 gols por jogo

Campeonato Espanhol
1ª rodada
Oito gols em nove jogos
Média: 0,89 gol por jogo