Topo

Vagner Love supera críticas com carinho, mais força e objetividade na área

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 06h00

Renato Augusto se sentou ao lado de Vagner Love a caminho de Itaquera no domingo. Dentro do ônibus, o meia que cresce como líder de vestiário disse ao amigo mais experiente antes de Corinthians 3 x 0 Cruzeiro. 

"Falei para ele: 'Love, faz o simples. Toca e corre na área que você vai fazer gol", explicou Renato Augusto sobre a receita que funcionou perfeitamente. 

Vagner Love ouviu o colega e manteve a média de balançar as redes com simplicidade. Os dois marcados contra o Cruzeiro foram objetivos, com oportunismo e de primeira. Todos os gols dele no Corinthians são praticamente assim. São oito toques para anotar sete vezes. É o 'faz o simples' que pediu Renato Augusto e enfim deu certo.

Na avaliação da comissão técnica, há um outro ponto que explica a aparente melhora de Vagner contra o Cruzeiro: melhores níveis de força e velocidade. O diagnóstico é de que o período recente sem jogar, quando Luciano marcou cinco gols, permitiu a Love crescer de produção física. Ajudou, ainda, os espaços maiores concedidos pela defesa cruzeirense. Com isso, a condição técnica apurada do centroavante apareceu ao passar e finalizar. 

Sem precisar ficar preso à área, Vagner Love ofereceu opções aos colegas com toques rápidos para as triangulações ofensivas que são costumeiras da equipe quando joga na Arena Corinthians. Foi assim que iniciou a jogada do primeiro gol, concluída por ele próprio. 

Além da orientação para que jogasse de forma simples até que a maré ruim fique para trás, Vagner recebeu bastante carinho e apoio dos colegas. "Que bonito que o grupo abraçou a causa", explicou Tite na entrevista pós-jogo. 

Com o estádio cheio e uma vitória convincente, a emoção tomou conta de Vagner Love. Ao ser substituído no fim da partida, Tite o pegou firme com dois tapas no pescoço e apontou para a arquibancada oeste, justamente o público mais exigente do estádio. "Eu mostrei a ele a torcida (aplaudindo) e disse que ele merecia tudo aquilo. Ele conquistou porque sempre ficou voltado ao trabalho. Não fez bico e não foi dar piu na imprensa", comentou o treinador. 

Os corintianos certamente vão querer ver mais jogos bons de Vagner Love para se convencer que ele pode ser o camisa 9, mas um primeiro passo foi dado contra o Cruzeiro quase sete meses depois de sua chegada.