Topo

Rodízio ou desgaste? Grêmio vive dilema em 'maratona' e põe elenco em xeque

Roger Machado precisa dosar treinos e descarta, até agora, preservar jogadores - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado precisa dosar treinos e descarta, até agora, preservar jogadores Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

25/08/2015 06h00

Poupar ou não os principais jogadores do time? Esta é a dúvida do Grêmio. Encarando uma dura sequência de partidas, o técnico Roger Machado rejeita pisar no freio, mas ao mesmo tempo vê os primeiros sinais de desgaste. Poderá rever sua opção de usar sempre os melhores, ou adotar a rotação de elenco e esbarrar na fragilidade do grupo gremista.

A encruzilhada é complicada. O treinador gremista tem duas alternativas, ambas com pontos positivos e negativos. Se optar por manter o planejamento e não preservar ninguém, Roger poderá ver mais casos como o de Maicon acontecerem. 
 
O volante teve na segunda-feira confirmada lesão muscular no posterior da coxa esquerda. Havia reclamado, na semana anterior e tentou jogar suportando as dores. Não conseguir. No pleito, o ex-jogador do São Paulo chamou o calendário de competições de 'desumano'. E pela falta de humanidade da rotina, ficará duas semanas fora de ação. 
 
"Rodízio é uma palavra que não está em nosso vocabulário hoje. Vamos jogar sempre com os melhores que estiverem em condições", garantiu o técnico Roger. Mas ao mesmo tempo vê jogadores pedindo preservação. 
 
Outro exemplo foi o goleiro Marcelo Grohe que atuou contra a Ponte Preta, domingo, encarando quadro de febre. Depois do jogo, disse que a decisão de usar sempre titulares precisa "ser muito bem pensada". 
 
De fato, a utilização de suplentes em rodízio poderia gerar um novo problema ao Tricolor: a falta de qualidade do grupo. O time reserva é formado basicamente por jovens vindos das categorias de base. Ou mesmo jogadores que não tiveram bom desempenho quando entraram na equipe. 
 
Hoje, para que se tenha uma ideia, os 11 suplentes principais são: Tiago; Lucas Ramon, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Edinho, Pedro Rocha e Maxi Rodríguez; Vitinho, Bobô e Braian Rodríguez. Além de opções como Everton, Araújo, Lincoln, Willian Shuster ou mesmo Moisés. 
 
Serão 11 jogos até o fim de setembro. A rotina de quarta e domingo é dura para o corpo dos jogadores. Sem tempo para treinamento, a comissão técnica tenta amenizar os reflexos da série de compromissos. 
 
A reapresentação ocorre nesta terça-feira. O compromisso seguinte será diante do Coritiba, quinta-feira, pela Copa do Brasil, às 21h (horário de Brasília).