Topo

Consultado pelo Cruzeiro, Cuca diz não e planeja volta ao Brasil só em 2016

Cuca defende as cores do Shandong Luneng, da China, e não planeja retornar ao Brasil em 2015 - Rivaldo Gomes/Folhapress
Cuca defende as cores do Shandong Luneng, da China, e não planeja retornar ao Brasil em 2015 Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2015 12h05

O Cruzeiro consultou Eduardo Uram, empresário de Cuca, para saber sobre a possibilidade de contar com o treinador em caso de demissão de Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, escutou uma negativa do agente. O técnico do Shandong Luneng, da China, revelou que o seu desejo é cumprir o contrato vigente, o qual se encerra em dezembro deste ano, apesar da punição imposta a ele no país (acusado de agressão, ele recebeu gancho de sete meses da federação local).

Cuca até planeja voltar ao Brasil ao término de seu compromisso com os chineses. Todavia, não pretende iniciar um trabalho no decorrer da temporada. A intenção do comandante é retornar ao país em janeiro, preferencialmente em uma equipe classificada para a disputa da Copa Libertadores da América.

A negativa do treinador dá uma sobrevida a Luxemburgo, que está no clube há quase três meses e tenta uma classificação sobre o Palmeiras, na noite desta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Ele treinou o Cruzeiro durante a temporada de 2010 e parte de 2011. Em seu primeiro ano, levou o clube ao vice-campeonato do Brasileirão, conquistado pelo Fluminense. Na temporada seguinte, foi campeão mineiro antes de ser demitido da equipe e se transferir para o rival Atlético-MG, onde levaria outros dois Estaduais, além de uma inédita Libertadores.

No último domingo, após ser derrotado para o Corinthians por 3 a 0, Vanderlei alegou ter gostado da equipe celeste e classificou o tropeço como normal. A declaração também foi repetida após o time perder para o Fluminense e São Paulo e não foi bem recebida pela torcida. Na última segunda-feira, o diretor de futebol Isaías Tinoco foi aos microfones para defender a comissão técnica, também alegando ter visto evolução no time dentro de campo.

Há quase três meses no Cruzeiro, Luxa começou bem ao embalar uma sequência de três vitórias seguidas, mas caiu em descrédito com a instabilidade da equipe. Ao todo, Luxa já comandou o time por 17 vezes. Venceu seis, empatou três e perdeu oito, marcando 14 gols e sofrendo 17.

Na Copa do Brasil perdeu por 2 a 1 o jogo de ida das oitavas de final para o Palmeiras, em São Paulo. Nessa quarta, às 22h, no Mineirão, precisará ganhar por pelo menos 1 a 0 para avançar às quartas de final.