Topo

CBF abre cartilha e avisa: 'atores' serão punidos

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 18h31

As tentativas de enganar os árbitros passarão a ser tratadas com tolerância zero no futebol brasileiro. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os jogadores que tentarem obter "vantagem ilícita" serão punidos com cartão amarelo.

A entidade tratou o assunto como "praga da simulação". Na nota, a CBF chegou a criticar a conduta de alguns jogadores em campo e lamentou a falta de fair play em lances ocorridos no futebol do País.
 
"Nem sempre a queda de um jogador que não receba falta decorre de simulação, especialmente se houve contato físico. Não obstante, alguns jogadores persistem na indesejada prática de tentarem enganar os árbitros para obterem vantagem ilícita", disse.
 
A CBF afirmou que nesses casos os árbitros terão de "aplicar o rigor da regra", mostrando cartão amarelo para os atletas por conduta antidesportiva. A entidade frisou também que há lances em que existe contato físico e queda dos jogadores, mas sem a ocorrência de falta. 
 
Na última rodada do Brasileirão, dois lances causaram polêmicas. No último sábado, Lucas Lima cavou pênalti ao cair na área do Avaí -- o meia do Santos não foi tocado por ninguém. Apesar disso, o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou falta
 
No domingo, o meia-atacante Dudu, do Palmeiras, tentou enganar o árbitro durante a derrota para o Atlético-MG ao simular falta dentro da área. O juiz Sandro Meira Ricci, porém, não assinalou pênalti e mostrou cartão amarelo para o jogador.