Topo

Jogos às 11h terão 2 paradas. E médico pode entrar em campo sem autorização

Lance da partida entre Palmeiras e Flamengo, disputada às 11h - Ricardo Nogueira/Folhapress
Lance da partida entre Palmeiras e Flamengo, disputada às 11h Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 17h53

Os jogos que serão disputados às 11h no Brasileirão terão a partir de agora duas paradas médicas. Ambas aos 30 minutos de cada tempo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira medidas ligadas à segurança dos jogadores nas partidas do campeonato.

Outra novidade é que os médicos, em qualquer partida, poderão entrar em campo sem autorização prévia do árbitro.

De acordo com a CBF, os jogadores terão três minutos de descanso e hidratação aos 30 minutos de cada tempo, quando a temperatura for superior a 28°C e sem ocorrência de chuva. 

Dessa forma, cada tempo terá, no mínimo, um acréscimo de três minutos.

Já a entrada dos médicos será liberada em todos os casos considerados graves, como desmaio, queda súbita ou choque de cabeça. E os médicos não terão que esperar por um OK do árbitro.
 
"O trabalho visa ao atendimento mais ágil para tratar um eventual traumatismo crânio-encefálico, parada cardíaca ou qualquer problema que possa até resultar em morte súbita. O médico tem três minutos para fazer o trabalho no campo, antes de providenciar a remoção do jogador ou informar ao árbitro sobre a gravidade do fato", disse a CBF, em nota.
 
A entidade também afirmou que dará continuidade à regra de tolerância zero dos árbitros em relação às reclamações dos jogadores. Mas diz que os atletas podem conversar com os juízes.
 
"É muito importante ressaltar que não é proibido falar com a arbitragem, mas não devem ser aceitas ofensas, dedo em riste ou cerco para pressionar sobre as decisões. O mesmo se exige dos árbitros: serenidade e tratamento adequado aos responsáveis pelo espetáculo", afirmou.