Topo

Alexandre Pato diz que não sabe se vai continuar no São Paulo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2015 22h53Atualizada em 29/08/2015 23h44

Alexandre Pato não garantiu a sua permanência no São Paulo após a vitória da equipe contra a Ponte Preta por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro e tentou desconversar na saída de campo. 

"Não sei, a gente tem hoje, amanhã vamos ver o que vai acontecer. Vamos ver até segunda-feira (31). Eu tenho que ver. Meu empresário vai vir para cá vou conversar com ele. E eu tenho que sentar, tem que estudar. Eu quero ficar, mas não depende de mim. Eu vou ver esse final de semana e não seria legal acabar assim. A tendência é ficar, mas não sei o que vai acontecer. Meu desejo é ficar, mas não depende só de mim. Amanhã vou sentar e ver o que vai acontecer. Minha vontade é ficar", disse o jogador na saída do gramado. 

O técnico Juan Carlos Osorio não quis entrar em detalhes sobre a possível proposta do Tottenham por Pato, mas ressaltou que sabe que o jogador pode deixar o clube e que sem ele seria difícil continuar o Campeonato Brasileiro com chances de título. "Se ele for, vai ser uma pena. Não fui informado. Eu creio que temos uma boa relação profissional, mas é uma realidade. Alexandre é, em minha opinião, o melhor atacante do futebol brasileiro no Brasil. Eu acho que isso é impossível que não receba ofertas. Pelo contrário, eu acho que é difícil de entender que ainda jogue aqui no futebol brasileiro e no SP, porque pertence ao Corinthians e seguramente o Corinthians não quer que nosso elenco tenha esse destaque", comentou na coletiva de imprensa. 

Na última semana, aumentaram as notícias de que Alexandre Pato deixaria o São Paulo rumo ao Tottenham da Inglaterra. Perguntado na saída do gramado, no entanto, se o destino seria o Tottenham, o jogador preferiu dizer que não sabia, abaixou a cabeça e deixou o campo. Apesar do atacante já ter dito à diretoria são-paulina de que não recebeu proposta oficial, a diretoria do São Paulo está de olho em uma possível oferta até o fechamento da janela de transferência europeia, na próxima terça (1). 

"Hoje eu falei com os dois [Alexandre Pato e Gilmar Veloz, agente] e não tem nada. Quem está tentando é o Kia Joorabchian. Na Inglaterra a janela vence dia 1, e como é feriado dia 31, ainda dá tempo lá. Até hoje de manhã, quando falei com eles, não tinha absolutamente nada", falou Ataíde Gil Guerreiro ao UOL Esporte neste sábado à tarde. 

Kia Joorabchian é parceiro do empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, que gere a carreira do meia Gabriel Boschilia, que há algumas semanas deixou o São Paulo por 9 milhões de euros para se transferir ao Monaco, da França. Bertolucci é conhecido no Morumbi pelo caso de Oscar, a quem também representa e que em 2010 acionou a Justiça para deixar o clube. Apesar do episódio, o empresário tem boa entrada atualmente no São Paulo - gerencia a carreira, também, do zagueiro Lucão.

Há cerca de duas semanas o Tottenham procurou Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci, com quem o clube de Londres tem boa relação, e pediu para que fosse realizado um relatório sobre a viabilidade da contratação de Alexandre Pato. As informações foram entregues ao clube inglês, que até agora não avançou com proposta ao Corinthians.

O São Paulo ainda se baseia nos atrasos de pagamentos de direitos de imagem do Corinthians ao atleta para barrar a saída caso o Corinthians apresente uma proposta recebida de valor igual ou superior a 10 milhões de euros, cláusula de rescisão do empréstimo. O São Paulo tentará invalidar o contrato e a cláusula de rescisão pelo descumprimento das garantias de pagamento do Corinthians ao jogador ao longo do empréstimo.

Como revelado pelo Blog do Perrone, o contrato de empréstimo prevê que se o Corinthians deixar de prover a garantia à parcela da remuneração de Pato com a qual tem de arcar, a cláusula de rescisão do atleta durante o empréstimo passa a ser de 20 milhões de euros. O Corinthians arca com R$ 400 mil mensais - metade do salário total - e chegou a dever sete meses de direitos de imagem para Pato, e o caso só foi resolvido quando o atacante acionou o clube na Justiça.