Topo

Cruzeiro perde força em casa e iguala derrotas de 2013 e 2014 no Mineirão

Poderio jogando na Pampulha diminuiu e torcida já não comparece como antes - Luiza Oliveira/UOL
Poderio jogando na Pampulha diminuiu e torcida já não comparece como antes Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

29/08/2015 06h00

Desde que o Mineirão foi reinaugurado, o Cruzeiro se tornou um dos times mais temidos no território nacional quando atuava dentro de casa. Nas duas temporadas em que levantou o título brasileiro, raramente o torcedor celeste foi ao estádio e voltou para a casa com uma derrota. Porém, o desempenho já não pode ser mais aplicado neste ano. Com um futebol instável durante oito meses, o plantel de 2015 já contabiliza cinco derrotas em Belo Horizonte, número exatamente igual aos reveses sofridos nos dois últimos anos.

Além do Palmeiras, adversário na última quarta, o Cruzeiro também já foi derrotado para a Tombense, Atlético-MG, River Plate e Chapecoense em 2015. Dos cinco tropeços, três foram acompanhados por eliminações amargas diante de seu próprio torcedor, no Mineiro, Libertadores e na Copa do Brasil, além de refletir também no rendimento do time no Brasileiro, atualmente ocupando a incômoda 16ª colocação.

“Em momentos assim, as pessoas criam muitas dúvidas sobre o trabalho e sobre a nossa capacidade, mas nós, atletas, temos que ter confiança. Sabemos que é difícil o torcedor entender, mas nós temos que confiar no trabalho”, comentou Henrique, volante que irá enfrentar seu antigo clube neste domingo.

O desempenho ruim também fora de casa acaba por desestimular o próprio torcedor, que deixou de comparecer em peso ao Mineirão. Neste ano, o clube tem a sétima melhor média de público (20.306 pessoas) do Brasileirão, mas a 14ª em taxa de ocupação (33%).

“Peço ao torcedor do Cruzeiro caminhar junto com a equipe, não ofendam os jogadores que estão fazendo o trabalho para vocês. Está muito a flor da pele, peço para ir ao estádio e estarem junto da gente. Se for contra é pior para nós. Ou o torcedor caminha junto com a gente, numa temporada que não é boa, para em 2016 estar bem, senão teremos problemas”, comentou Vanderlei Luxemburgo.

Faltando 18 rodadas para terminar o Brasileirão, escapar da degola é o único objetivo do Cruzeiro antes de começar o planejamento de 2016 sem repetir os erros deste ano. A começar pelo técnico, Vanderlei segue com a confiança da diretoria, mas ainda sofre com a impaciência da torcida. O duelo deste domingo, às 18h30, contra o Santos, poderá ser um divisor de águas para o futuro do time e do próprio treinador. Para a partida, o professor adotou o mistério e já indicou que não revelará o time titular, assim como fechará os portões da Toca da Raposa para um treino secreto.