Topo

Enderson colhe frutos na base do Flu e supera atrito com Gabigol no Santos

Enderson Moreira superou o atrito com jovens no Santos e colhe frutos no Fluminense - Divulgação/Flickr/Fluminense FC
Enderson Moreira superou o atrito com jovens no Santos e colhe frutos no Fluminense Imagem: Divulgação/Flickr/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2015 06h01

Após se envolver em polêmica com o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, no Santos, o técnico Enderson Moreira vem fazendo sucesso no Fluminense apoiado no talento de jovens das categorias de base do clube. Foi o treinador o principal entusiasta no Tricolor das oportunidades dadas aos garotos Marcos Junior e Gustavo Scarpa, antes pouco usados nas Laranjeiras.

A dupla vem sendo sensação no Fluminense. O atacante de 22 anos Marcos Junior se tornou uma das principais peças do elenco, muitas vezes superando a concorrência de nomes antes mais valorizados como Magno Alves e Wellington Paulistas. Antes da chegada de Enderson, em maio, o jogador só havia disputado duas partidas na temporada, ambas pelo Carioca.

Marcos Junior até mesmo havia sido envolvido no planejamento da diretoria tricolor para dar rodagem aos jogadores formados pelas categorias de base não utilizados no time profissional. Em 2014, ele teve passagem pelo Vitória que acabou atrapalhada por lesões. No começo deste ano, o jovem quase deixou as Laranjeiras, mas acabou voltando aos planos.

Mais jovem, Gustavo Scarpa era coadjuvante do Fluminense aos 21 antes da chegada de Enderson Moreira. O meia foi emprestado no começo do ano ao Red Bull Brasil para a disputa do Campeonato Paulista e teve sua primeira chance no ano com a camisa tricolor em junho, já com o técnico tricolor.

Gustavo Scarpa caiu nas graças da torcida do Fluminense com boas atuações e versatilidade. Além do meio-campo, o jogador ganhou elogios por partidas em que atuou na lateral esquerda, como no duelo com o Joinville, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

"É um menino muito positivo. Quando cheguei, ele não tinha espaço. Crio oportunidades para se desenvolver. Exijo intensidade e trabalho. Sei que tenho de oferecer. Ele conquistou esse espaço. É aberto a novas orientações. Não se contenta com o que faz em campo, sempre quer mais. Ele não se abate com o erro, tenta novamente. Ele já tinha atuado em algumas outras oportunidades na lateral. Se se preparar bem, tem condições de, no futuro, escolher onde jogar. Mas não deixou de ser o meia que conhecemos", elogiou Enderson Moreira após a vitória sobre o Paysandu no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, quando o Fluminense venceu por 2 a 1 no Maracanã.

O bom desempenho fez Enderson deixar para trás a polêmica na qual se envolveu quando foi demitido pelo Santos, no começo deste ano. Na ocasião, ele deixou o clube criticando a postura de jovens que “se acham mais do que são”.

FLUMINENSE X ATLÉTICO-MG

Data e hora: 30/08/1987, às 16h00 (horário de Brasília)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Kleber Lucio Gil (SC)
Transmissão: Premiere e Globo (só MG)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Renato, Gum, Marlon e Victor Oliveira; Edson (Pierre), Jean e Cícero; Ronaldinho Gaúcho, Osvaldo e Magno Alves. Técnico: Enderson Moreira

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Jemerson, Leonardo Silva e Marcos Rocha; Leandro Donizete, Douglas Santos, Dátolo e Luan; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi

Técnico do Flu condena cotovelada de jogador do Paysandu