Topo

Com novas estrelas assediadas, Santos testa 'ataque barato' contra Cruzeiro

Gabigol e Geuvânio não jogam. M. Gabriel será titular. Berola e Leandro brigam por vaga - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Gabigol e Geuvânio não jogam. M. Gabriel será titular. Berola e Leandro brigam por vaga Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/08/2015 06h00

O Santos entra em campo diante do Cruzeiro neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, com decisões importantes a serem resolvidas fora de campo. Isso porque o clube paulista sofre “assédio” contra suas novas estrelas antes do fechamento da janela de transferências para o futebol europeu nesta segunda-feira.

O empresário de Gabriel Barbosa, Wagner Ribeiro, divulgou em uma rede social que o Fenerbahce, da Turquia, ofereceu 20 milhões de euros [R$ 80 milhões] para contratar o camisa 10 do Santos.

“Vinte milhões de euros, a maior proposta da janela para Gabigol. Fenerbahce chegou firme. Santos resistirá?”, postou o agente.

No mês passado, o Santos foi avisado por terceiros que um clube russo estava disposto a pagar 15 milhões de euros por Gabigol [cerca de R$ 55 milhões], que amargava a reserva na ocasião. A diretoria recusou o valor antes da proposta chegar. 

Vale ressaltar que, independente do valor oferecido pelos clubes a Gabigol, o Santos só terá direito a 40% do montante, pois o ex-presidente do clube, Odílio Rodrigues, negociou 20% dos direitos econômicos poucos dias antes de deixar o clube no ano passado. O dirigente usou parte da verba para pagar dívidas com investidores, envolvendo as transações de Leandro Damião e Felipe Anderson.

Além de Gabigol, o meia Lucas Lima também está na mira dos europeus. O Porto, de Portugal, fez duas propostas pelo jogador e ainda não desistiu da contratação. O Lyon, da França, também acena com uma oferta pelo “maestro santista” nesta segunda-feira.

Com as estrelas assediadas, o Santos já testa seu “ataque barato” diante do Cruzeiro. Com Gabigol, lesionado, e Geuvânio, suspenso, o técnico Dorival Júnior utilizará os jogadores que chegaram ao clube por custo zero. Marquinhos Gabriel está confirmado como titular, enquanto Neto Berola e Leandro disputam a outra vaga.

“O ideal seria perder no máximo uma peça. Confio nos jogadores que estão entrando nas duas posições. Vai entrar o Marquinhos Gabriel e entrar Leandro ou Neto Berola na outra função. São jogadores que têm mais ou menos as mesmas características. É natural que a equipe perca em relação ao que estava apresentando”, afirmou Dorival.

“Só peças [mudança no time]. O esquema não muda. O que pode é passar de um 4-3-3 em alguns momentos para um 4-5-1. Acho que isso tudo é jogo de números, mas o importante é que tenhamos uma equipe compacta. E essa compactação é que estamos alcançando. A resposta ideal é a mudança de postura em razão de um posicionamento em que eles se sentiram confiantes. E isso tem gerado uma tranquilidade para que se jogue em equilíbrio”, completou.

O Cruzeiro, por sua vez, não poderá escalar o atacante Leandro Damião. Nos bastidores da Vila Belmiro, os dirigentes santistas alegam que não querem ver Damião “nem pintado de ouro”, porém não permitem que ele seja utilizado no duelo entre os dois times. O centroavante, que briga na Justiça contra o Santos, está emprestado ao clube mineiro até o fim deste ano. Um acordo de cavaleiros proíbe a equipe celeste de utilizá-lo neste domingo.

Ficha técnica - Cruzeiro x Santos
 
Data e hora: 30/08/2015 - às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão - Belo Horizonte-MG
Árbitro: Rodolpho Toski Marques - PR 
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Ivan Carlos Bohn - PR
Transmissão na TV: SporTV e PPV
 
Cruzeiro: Fábio, Ceará, Bruno Rodrigo, Paulo André, Mena; Henrique, Charles, Fabrício e Alisson; Marquinhos [Arrascaeta] e Vinícius Araújo.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique, Zé Carlos; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Marquinhos Gabriel, Neto Berola [Leandro]; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.