Topo

Goleadas, invencibilidade e 2012. A rivalidade crescente de Flu x Atlético

Última partida do Fluminense com o Atlético-MG no Maracanã terminou empatada sem gols - Paulo Sergio/ Photocamera
Última partida do Fluminense com o Atlético-MG no Maracanã terminou empatada sem gols Imagem: Paulo Sergio/ Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/08/2015 06h00

Nenhuma outra partida da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro envolve equipes tão bem colocadas quanto o duelo entre Fluminense e Atlético-MG, às 16h, no Maracanã. O encontro do quarto colocado com o vice-líder, por si só, faz o jogo ser o mais aguardado deste domingo no futebol brasileiro. Some-se ao confronto entre dois times do G4 (ao término da 20ª rodada) alguns fatos recentes dos embates do Fluminense com o Atlético, além de personagens especiais.

A começar pelo Brasileirão de 2012. Certamente a maior disputa entre os dois clubes, vencida pelos cariocas. Com uma equipe pragmática, sólida e eficiente, o Fluminense somou mais pontos como visitante do que como mandante e ficou com o troféu. Para o Atlético não foi suficiente o belo futebol de uma equipe liderada por Ronaldinho Gaúcho, agora jogador tricolor. Se o Horto era um caldeirão, fora de casa o time pouco fez, sete pontos em 27 no segundo turno. Além de constantes queixas contra a arbitragem.

“O próximo jogo sempre é o mais importante. Por ser confronto direto, o do Galo, sim, é mais importante. Tem de ter concentração e foco sempre”, avisou Ederson Moreira, técnico do Fluminense.

No ano seguinte mais um capítulo emblemático. Se em 2009 o Fluminense de Cuca iniciou uma reação espetacular diante de um Atlético que brigava pelo título, com um 2 a 1, no Maracanã, e conseguiu escapar do rebaixamento, mesmo quando matemáticos apontavam 99% chances de rebaixamento, em 2013 a queda em campo foi praticamente selada diante do Atlético de Cuca. Um empate em 2 a 2, novamente no Maracanã, manteve a equipe tricolor na zona do rebaixamento.

Tanto que o Fluminense caiu, apesar do triunfo sobre o Bahia, na Fonte Nova, na rodada seguinte. Porém, dias depois a Portuguesa foi denunciada pela utilização irregular do meia Héverton, assim como o Flamengo, que escalou o lateral André Santos. Julgados, os dois clubes livraram o Fluminense de um novo rebaixamento. Pior para a Portuguesa.

“É um clássico de equipes que estão brigando pela ponta do campeonato. O que se espera é isso, um jogo bastante intenso, e vamos jogar para vencer a partida”, disse Levir Culpi, o técnico do Atlético.

Mais do que o jogo da "queda" em 2013, o Fluminense está atravessado com o Atlético. Já são cinco anos de invencibilidade. Até mesmo no ano do título tricolor os mineiros não perderam. Foi um empate e uma vitória por 3 a 2, no Independência. No primeiro turno, em Brasília, goleada por 4 a 1 e queda de Ricardo Drubscky. Aliás, a última vez que o Fluminense venceu o Atlético, em 2010, goleada por 5 a 1, causou a queda de Vanderlei Luxemburgo. Naquele Brasileirão era o time mineiro que lutava contra o rebaixamento

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X ATLÉTICO-MG

Data: 30 de agosto de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marielson Alves Silva (CBF-1/BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)

FLUMIENSE: Diego Cavalieri, Renato, Gum, Marlon e Victor Oliveira (Pierre); Edson, Jean, Gustavo Scarpa, Ronaldinho e Cícero; Wellington Paulista (Magno Alves)
Técnico: Ederson Moreira.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi.