Topo

Grêmio pede 'equilíbrio' de jogos às 11h. Veja quem não jogou neste horário

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2015 06h00

O empate entre Grêmio e Coritiba em 0 a 0, no domingo, gerou nova onda de reclamações do time gaúcho sobre o calendário de competições da CBF. Considerando o acúmulo de jogos nocivo a quem busca todos os títulos que disputa, a equipe de Porto Alegre aproveitou o segundo jogo seguido às 11h (terceiro no total) para pedir 'equilíbrio' nos confrontos deste horário. Mais da metade do Brasileiro se passou e só um time ainda não atuou pela manhã. 

O pleito gremista se dá por considerar que as partidas disputadas às 11h geram desgaste ainda maior nos jogadores por conta do calor. Algo que ficou claro nos últimos embates, ambos debaixo de sol, diante da Ponte Preta em Campinas e do Coritiba em Porto Alegre. Nos dois duelos, jogadores precisaram ser atendidos durante a partida e terminaram o compromisso exaustos. 
 
Ainda mais porque desta vez o Grêmio havia atuado na quinta-feira pela Copa do Brasil. Os jogadores tiveram apenas sexta e sábado de treinos, e domingo pela manhã já pela frente outro jogo difícil. O desgaste foi evidente. 
 
"Quero chegar nas duas competições e sempre que puder vou usar força máxima. É claro que analisamos todas as variáveis. Hoje (domingo) foi um jogo em que não sei se o desgaste interferiu, porque acabamos a partida em cima do Coritiba. O jogo às 11h tem um fato positivo, as famílias no estádio. Tivemos 46 mil pessoas hoje, crianças, famílias, um público diferente. Mas a única coisa que eu gostaria era ter um equilíbrio técnico na divisão de todos os times. Tenho este levantamento. Tem time que ainda não jogou às 11h", indicou o técnico Roger Machado. 
 
Apenas o Corinthians não conhece jogos às 11h. O Timão tem marcado para a rodada 25 sua partida inaugural pela manhã. Enfrentará o Joinville em São Paulo. 
 
O Grêmio volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Figueirense. O time terá uma série de desfalques por suspensão, lesão ou mesmo convocações para seleção. A reapresentação do elenco ocorre nesta segunda-feira à tarde. 
 
CONFIRA O RANKING DOS TIMES QUE MAIS JOGARAM ÀS 11h00: 
 
5 jogos - Coritiba
4 jogos - Chapecoense
3 jogos - Sport, Ponte, Palmeiras, Joinville, Grêmio, Goiás, Atlético-PR
2 jogos - Vasco, Santos, Inter, Avaí
1 jogo - São Paulo, Fluminense, Flamengo, Figueirense, Cruzeiro, Atlético-MG
0 jogos - Corinthians