Topo

Santos de Dorival vence mais que Corinthians e últimos campeões do Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 06h00

O panorama do Santos mudou desde que o técnico Dorival Júnior assumiu comando do time. No Brasileirão, a equipe que brigava contra o rebaixamento agora está a apenas quatro pontos do G-4 depois de vencer o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão. O desempenho deste Santos de Dorival é tão positivo que é superior ao total do Corinthians no atual Brasileirão e melhor do que todos os times campeões desde 2003.

São seis vitórias, dois empates e uma derrota no Brasileirão desde a chegada de Dorival Júnior. Dos 27 pontos disputados, 20 foram conquistados: seis vitórias, dois empates, uma derrota e 74% de aproveitamento. O Corinthians atual, com 14 vitórias, quatro empates e três derrotas, tem 73% de aproveitamento.

A marca do Corinthians neste Brasileirão já é muito alta. O índice deste Santos de Dorival Júnior supera com folga todos os campeões da história dos pontos corridos, desde 2003, quando a fórmula foi adotada no campeonato nacional. E o melhor de todos os desempenhos foi do Cruzeiro em 2014, quando marcou 70% de aproveitamento. Antes, todos os times aproveitaram menos de 69% dos pontos disputados.

"Não fizemos um jogo tecnicamente bom, é natural porque foi muito disputado, muito brigado, mas tem seu valor. Senti a equipe bem desgastada após o jogo contra o Corinthians. Mas mesmo assim muito satisfeito", falou Dorival Júnior em entrevista coletiva após a vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão. Mesmo com a vitória sobre o campeão, que vive péssima fase, o treinador santista não ficou satisfeito com a atuação da equipe. Valorizou, porém, a superação física.

"Acho que foi superação pela sequência absurda de jogos que todas as equipes têm feito. Acho que isso gera desgaste, a gente praticamente não muda. Tendo um adversário forte pela frente, acho que a gente tem, sim, que valorizar o resultado. Rodada a rodada, estamos passando uma confiança muito grande", completou o treinador.

Agora, no entanto, Doríval Júnior e o Santos enfrentarão uma sequência de três partidas sem Lucas Lima. O meia, articulador da equipe, foi convocado por Dunga para os amistosos da seleção brasileira contra Costa Rica e Estados Unidos - desfalca o Santos contra Chapecoense, Sport e São Paulo.