Topo

Tite usa receita de 2011 para vencer Brasileirão. E já está melhor

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 06h00

O técnico Tite viu o Corinthians vencer a Chapecoense neste domingo por 3 a 1 e manter a folga de quatro pontos para o Atlético-MG na liderança da tabela do Brasileirão. Depois da partida, o técnico afirmou que ainda não fala em título porque só nas últimas oito rodadas se define quem irá vencer o torneio. A projeção do treinador faz sentido se o título dele e do Corinthians, de 2011, servirem como exemplo. E neste 2015 Tite já faz melhor do que na ocasião em que levantou a taça.

Ao término desta 21ª rodada, o Corinthians é líder com 46 pontos. Há quatro anos, o Corinthians também era líder da tabela ao término da 21ª rodada, mas com apenas dois pontos de vantagem para São Paulo e Vasco, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A projeção sobre as últimas oito rodadas se comprova verdadeira. O Corinthians perdeu a liderança para o Vasco em 2011 na 24ª rodada. A dez jogos do fim, na 28ª rodada, recuperou a ponta. A disputa ficou cabeça a cabeça nas partidas seguintes, mas nas oito rodadas finais o Corinthians colocou dois pontos de vantagem e conseguiu terminar com 71, dois à frente do rival carioca.

“O Título, é só nas últimas oito rodadas que vai definir. A gente quer consolidar e crescer”, falou Tite, em entrevista coletiva reproduzida pela Rádio Globo, em Chapecó.

Em outras duas oportunidades em que o Corinthians disputou o título recentemente, em 2014 e em 2010 – neste último também com Tite –, as oito rodadas finais também foram decisivas. No ano passado, o Cruzeiro teve amplo domínio na liderança, mas o Corinthians perdeu a chance de facilitar o próprio caminho na Copa Libertadores ao perder a vaga direta para a competição continental. O time de Mano Menezes terminou a 30ª rodada na 3ª posição, a oito pontos do líder, mas derrapou no fim e acabou o torneio na 4ª posição, a onze pontos do campeão.

Em 2010, o Corinthians ocupou a 3ª posição ao término da 30ª rodada, a quatro pontos do líder Cruzeiro, mas acabou vendo o Fluminense obter melhor rendimento. O time de Tite terminou na mesma 3ª posição e a três pontos do clube carioca, campeão.