Topo

César e Leivinha aprovam Gabriel. Mas pedem calma à torcida

Ídolos do Palmeiras pedem que torcida tenha paciência com Gabriel Jesus - Rivaldo Gomes/Folhapress
Ídolos do Palmeiras pedem que torcida tenha paciência com Gabriel Jesus Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Luis Augusto Símon

Colaboração do UOL, em São Paulo

01/09/2015 17h22

Juntos, fizeram 295 gols pelo Palmeiras. O nome de um era o complemento do outro. Leivinha e César, a dupla mortífera de um ataque que ainda tinha Edu Bala na direita, Nei na esquerda e Ademir da Guia no campo todo.

Ídolos da época dourada das Academias, eles estão sorrindo como nunca com a aparição de Gabriel Jesus, que tem toda pinta de novo ídolo do clube, com seus quatro primeiros gols.
 
Para César, 180 gols em 324 jogos e Leivinha, 105 gols em 263 jogos, Gabriel tem de ser titular. Mas é preciso muito cuidado nesse início de carreira.
 
“O Palmeiras não revela um atacante assim desde o Vagner Love. O garoto precisa ser titular, sim, mas o clube precisa dar a ele um acompanhamento psicológico. Assim, vai crescer ainda e muito mais”, diz Leivinha.

Palmeiras tem recepção calorosa de torcedores na chegada a Goiânia

Para César, há o dedo de Deus no novo jogador. “Ele tem o dom de jogar futebol. Aquele dom que Deus só dá para os pobres. Agora, o Palmeiras precisa burilar essa joia. Tem de ser titular, mas precisa corrigir muita coisa ainda.
 
Ele não se conforma com as câimbras de Gabriel. “Como um menino de 18 anos pode deixar o campo com câimbras? Só tem uma explicação: está correndo demais, está correndo errado, está com aquele entusiasmo de juvenil, precisa apostar mais no jogo coletivo”.
 
Levinha manda um aviso a torcida. “Do mesmo jeito que está todo esse entusiasmo, será preciso apoiar o Gabriel quando a bola não entrar. Futebol tem altos e baixos, principalmente com garotos”.
 
Os ídolos, que pedem cautela, são os mesmos embevecidos diante do potencial de Gabriel. “Ele é um velocista, no mano a mano não tem para ninguém. O Marcelo Oliveira, que é um grande treinado, vai ensinar a correr e olhar para os companheiros livres e a passar mais do que está passando. Não é só chutar. São coisinhas que faltam, mas o futuro é enorme”, diz César.
 
“O que eu mais gosto no Gabriel é a calma na hora da definição. Parece veterano”, afirma Leivinha.
 
Calmo, técnico, rápido e matador. Os ídolos podem ate discordar na análise, mas concordam que Gabriel é o futuro. Ah, e concordam em pedir um pouco de calma à torcida.