Topo

Mano indicou Adilson ao Corinthians. 5 anos depois, o superou no Cruzeiro

Adilson Batista comandou o Corinthians com Roberto Carlos e Ronaldo - Daniel Augusto Jr/Fotoarena/Folhapress
Adilson Batista comandou o Corinthians com Roberto Carlos e Ronaldo Imagem: Daniel Augusto Jr/Fotoarena/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/09/2015 16h20

Após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, nessa segunda-feira, o Cruzeiro tinha duas opções definidas no mercado: Mano Menezes e Adilson Batista, respectivamente. A diretoria tinha como preferência o treinador que substituiu Luxa e assinou contrato por duas temporadas e meia. Logo atrás dele, estava o técnico que comandou a equipe entre 2008 e 2010. Esta, porém, não é a primeira vez que eles estreitam a relação.

Em 2010, quando deixou o Corinthians para substituir Dunga no comando da seleção brasileira, Mano indicou o seu sucessor a Andrés Sanchez. E o nome dito por ele foi do então treinador cruzeirense. Adilson Batista foi anunciado pelo clube do CT Joaquim Grava no dia em que Mano aceitou o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a equipe nacional.

À época, o treinador que venceu a Série B e a Copa do Brasil pelo Corinthians acreditava que o comandante responsável por levar o Cruzeiro à decisão da Copa Libertadores da América 2009 seria o nome ideal para o time paulista, sobretudo por conta do estilo de jogo parecido.

Cinco anos mais tarde, eles se viram novamente envolvidos. Desta vez, porém, a dupla concorreu por uma vaga no banco de reservas do atual bicampeão brasileiro. A recente fase de ambos e a predileção do presidente Gilvan de Pinho Tavares fizeram com que o escolhido fosse Mano Menezes.

Adilson Batista, por sua vez, antes do anúncio cruzeirense, chegou a revelar que pretende retornar à Toca da Raposa II, sobretudo por conta do carinho que nutre pelo clube de Belo Horizonte.

"Eu tenho muito carinho pelo Cruzeiro, como tenho pelo Grêmio e pelo Atlético-PR. São clubes que sempre me abriram as portas. Eu gostaria de voltar um dia, mas não foi procurado", disse ao UOL Esporte à época.