Topo

Inspiração para novo uniforme, base ganha raro espaço com Tite contra o Flu

Gustavo Franceschini*

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 06h00

Já seria um dia especial para os garotos do Corinthians. Nesta quarta, o clube estreia um uniforme laranja, inspirado no terrão que formou gerações e gerações alvinegras. Em uma feliz coincidência para os jovens aspirantes a ídolos, será dia de uma rara chance de Tite para a base, que estará em peso no time titular que enfrentará o Fluminense na Arena Corinthians, às 22h.

Malcom, que já é titular, ganhará a companhia de Guilherme Arana e Marciel. O primeiro entra na vaga de Uendel, que tem uma lesão muscular na coxa esquerda e fará seu quarto jogo no Brasileiro, o segundo desde o início. O último, por sua vez, formará dupla de volante ao lado de Ralf em sua primeira chance real, já que antes só havia participado de pouco minutos do jogo contra o Figueirense.

É bastante para Tite, sempre reticente em lançar jogadores em formação. O cuidado nesse processo de transição, há poucos meses, rendeu uma crise no clube quando Matheus Cassini foi para o Palermo reclamando da falta de opções no time profissional. Na passagem anterior, o roteiro de saída de Marquinhos, hoje na seleção brasileira e titular do PSG, foi bastante parecido.

Incomodada com a situação, a diretoria fez pressão e subiu jogadores como Matheus Vargas e Gustavo Viera, fez reuniões de integração envolvendo Tite e conseguiu alguns resultados. O treinador promoveu Malcom a titular e deu os primeiros minutos de jogo a outros garotos, mas quando encontrou o time que o levaria à liderança, voltou a apostar em jogadores mais rodados.

“A ideia que o [Marcelo, técnico argentino] Bielsa colocou é a minha ideia enquanto técnico. É dar oportunidade quanto o atleta está preparado, e não só para colocar no seu currículo que colocou, sem saber se tá emocionalmente maduro e tecnicamente preparado. Coincidentemente aconteceu essa situação”, disse Tite na última terça.

Essa “situação” é, na verdade, uma convergência de fatores que vai render uma oportunidade de ouro à base, que naturalmente estaria o centro do debate. As jovens promessas e o terrão que as criou são o mote da campanha de marketing da Nike, que lançou uma terceira camisa laranja com Malcom e outros jovens como garotos-propaganda.

Antes do jogo, por ocasião do aniversário do Corinthians, celebrado na última terça, haverá uma festa de apresentação da camisa à torcida. Minutos depois, os mesmos jovens terão a missão de brigar pela vitória contra um rival duro, em jogo fundamental para que o Corinthians mantenha sua liderança e a vantagem de quatro pontos para o vice Atlético-MG.

Marciel, em especial, chega ao time titular deixando Cristian no banco. Segundo Tite, dois fatores pesam nessa disputa. O primeiro é o amadurecimento do jogador, que estaria finalmente pronto para uma chance deste tamanho. O segundo é o posicionamento dos concorrentes em campo.

“Lembram da resposta que eu dei quando pediram Marciel e eu disse qual era a função dele? Segundo volante. Ele até entrou no jogo [contra o Figueirense] exercendo a primeira. Ele está mais para o jogador que sai. Ele não foi primeiro na base. Agora é a oportunidade”, disse Tite, que além de Bruno Henrique, lesionado, está sem Elias, convocado para a seleção.

Assim, Ralf assume a cabeça de área e Marciel tem espaço para jogar como segundo volante, com liberdade de chegar à frente, função essa que não caberia a Cristian, na visão de Tite. “Questão de posição, função. Nós falamos em segundo volante. Cristian está mais para primeiro do que o jogador que sai mais por característica”, definiu Tite, que para completar a lista de desfalques terá Edu Dracena na vaga de Felipe, suspenso.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X FLUMINENSE

Data e hora: 02/09/2015, às 22h (horário de Brasília)
Local: Itaquerão, em São Paulo
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Auxiliares: Fabio Pereira (TO) e Carlos Berkenbrock (SC)
Transmissão: Premiere, Globo e Band

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Edu Dracena, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Marciel; Jadson, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Técnico: Tite

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Renato, Antônio Carlos (Henrique), Gum e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Marcos Júnior, Cícero e Gérson; Wellington Paulista
Técnico: Enderson Moreira

*Colaborou Dassler Marques, em São Paulo